Veja cenários dos filmes do Woody Allen pelo mundo

Cultuado e controverso, Woody Allen tem como uma marca de seus filmes tornar a cidade onde a trama se passa uma de suas protagonistas. Se o início de sua carreira Nova York foi cenário de comédias ácidas de grande sucesso, os anos 2000 levaram o diretor a aproveitar famosos destinos europeus como cenário para seus personagens. É fã? Então escolha o seu filme preferido e vá já conhecer a cidade onde ele se passa.

Nova York

Nova York | Crédito: TPS Dave

A cidade natal de Allen é, com certeza, a grande protagonista de sua filmografia. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), Tiros na Broadway (1994) e Poderosa Afrodite (1995) estão entre os títulos nos quais a Big Apple aparece como pano de fundo. Manhattan, de 1979, rende homenagem ao ponto mais emblemático de Nova York, contando a história de Isaac, um escritor de meia idade que vive uma crise amorosa. Durante toda a trama, filmada em preto e branco, o personagem passeia por ruas, entra em museus e ressalta o lado artístico e tranquilo da metrópole, mostrando seus principais ícones.

Topo do Empire State – Nova York – Estados Unidos | Crédito: Shutterstock.com

De quebra, percorre um excelente roteiro turístico pela porção mais chique da big Apple. A começar pelo Central Park, oásis verde no coração de Manhattan, que abriga o Museu de História Natural com seu moderno planetário Hayden. Destaque também para os museus de Arte Moderna (MoMA) e o Guggenheim, cuja construção em si já é uma obra de arte, criada pelo brilhante arquiteto Frank Lloyd Wright.

Guia de Nova York

San Francisco

Golden Gate – San Francisco – Califórnia – Estados Unidos | Crédito: TPS Dave

O trajeto da costa oeste para a costa leste dos Estados Unidos é feito pela protagonista de Blue Jasmine (2013), uma mulher rica que perde todo o seu dinheiro e é obrigada a morar com sua irmã. A cidade da Califórnia é pano de fundo para o enredo, no qual a personagem luta para se adaptar a um padrão de vida bem abaixo do que estava acostumada. Passeie com ela pela Golden Gate, a baía, a marina, a bela Ocean Beach e o simpático bairro de Pacific Heights, e não deixe de fazer um passeio nos históricos bondes urbanos.

Guia de San Francisco

Paris

Torre Eiffel – Paris – França | Foto: Trocadero

A capital francesa foi e continua sendo grande fonte de inspiração para cineastas e artistas, e aparece na filmografia do diretor em Meia Noite em Paris (2011). Na história, um roteirista hollywoodiano bem-sucedido, porém frustrado, viaja a Paris com a noiva e os futuros sogros. Sonhando em ser como um dos grandes escritores que admira, ele acaba fazendo uma viagem no tempo e retorna à França dos anos 1920. Os belíssimos jardins de Monet, na antiga residência do pintor em Giverny, nos arredores da capital francesa, a torre Eiffel e Champs Elysees, o rio Sena e os museus Rodin e des Arts Forains estão entre os inúmeros atrativos que aparecem durante o filme e que valem uma visita.

Guia de Paris

Barcelona

Barcelona – Espanha | Crédito: Shutterstock.com

Tão protagonista quanto as personagens de Vicky Cristina Barcelona (2008), a cidade espanhola é o refúgio das férias de verão das duas amigas. As idas e vindas românticas e passionais das duas com o pintor Juan Antonio e sua ex-mulher, Maria Elena, acontecem em meio ao colorido das obras de Gaudí espalhadas pela cidade. A câmera não deixa de nos mostrar o famoso Parc Güel, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade; a La Pedrera – cujo verdadeiro nome é La Casa Milà -, construção modernista que é famosa por sua fachada ondulada; e o bairro gótico, onde se passa boa parte da trama.

Guia de Barcelona

Roma

Roma – Itália | Crédito: Shutterstock.com

Para Roma com Amor (2012) conta quatro diferentes histórias ambientadas na capital italiana: dois recém-casados que se perdem pelas ruas confusas da capital italiana, um arquiteto norte-americano chegando à cidade com amigos, um trabalhador comum que é confundido com uma supercelebridade e um casal que vai a Roma para conhecer os futuros sogros da filha. A trama percorre os principais cartões-postais romanos e serve de guia para um tour completo por pontos imperdíveis. As ruínas romanas, o Campidoglio, a Piazza di Spagna e o bairro de Trastevere emprestaram seus cenários aos personagens que também destacaram a Fontana di Trevi, famosíssima desde outras eras do cinema – quem não se lembra de Anita Ekberg em La Dolce Vita (1960), de Fellini?

Guia de Roma

Deixe um comentário