CONHEÇA DURBAN

Capital da província KwaZulu-Natal, Durban é conhecida pela linda faixa litorânea, que atrai viajantes em busca de férias ensolaradas, com os dois pés na areia, e surfistas em busca da onda perfeita. Para além da beleza, a cidade detém os títulos de terceira maior do país, de maior porto do continente e de maior colônia indiana fora da Índia, população esta que deixa sua marca nos produtos comercializados no Victoria Street Market e nas mesquitas espalhadas pelo destino.

ATRAÇÕES NOTURNAS

Com a chegada do anoitecer, moradores e turistas circulam pela região da Golden Mile à procura de restaurantes ou casas noturnas. Por ser uma cidade à beira-mar, a oferta gastronômica local é muito baseada em peixes e frutos do mar. Outra opção é testar a sorte no Suncoast, cassino localizado em outra área repleta de restaurantes e baladas.

COMPRAS

Ainda que não seja um destino de compras, na passagem por Durban turistas encontram no Village Walk, no complexo uShaka Marine, diversificados artigos de surfe e roupas. Nas feirinhas distribuídas pelas praias são comercializados souvenires e artesanatos.

CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES

Festival de Música Splashy Fen (abril)
Fort Nottingham Highland Gathering – Festival de jogos e competições (maio)
Corrida de cavalos de Durban (julho)
Festival Internacional de Cinema (julho-agosto)

COMO CHEGAR

Existem voos partindo de várias cidades brasileiras, com escala em São Paulo, em direção a Joanesburgo. Já na África do Sul, turistas podem optar por voos domésticos (com duração média de uma hora) ou por fazer a viagem de trem (de 11 a 14 horas). Ainda há a possiblidade de fazer um cruzeiro com parada em Durban.

A MELHOR ÉPOCA PARA IR

O destino pode ser visitado o ano todo. Durante o verão (dezembro a março), a temperatura média é de 30°C, o clima é úmido e há alta incidência de chuva, fazendo lembrar o litoral brasileiro. Nesta época, aproveite para pegar uma praia e colocar o bronzeado em dia. O inverno, de maneira geral, é brando e tem as melhores ondas, atraindo praticantes de surfe. Vale lembrar que, ao seguir para a Cordilheira de Drakensberg, turistas vão precisar de roupas e acessórios quentes, pois, na região, sim, o clima é bastante frio, podendo nevar, inclusive.

INFORMAÇÕES EXTRAS

Sites oficiais

http://www.zulu.org.za/destinations/durban-metro

Idioma oficial

O país tem 11 dialetos oficiais, porém o inglês é falado em todas as províncias.

Visto

Não é exigido visto de entrada para brasileiros, apenas passaporte válido.

Vacinas

Para entrar no país, deve-se tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da data do embarque e apresentar o Certificado Internacional de Vacinação.

Fuso horário

5 horas a mais.
Desconsiderar o horário de verão em ambos os países.

DDI

+27

Código de acesso da cidade

31

Telefones úteis

Polícia: 10111
Ambulância: 10177

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Moeda

Rand (ZAR)

Gorjetas

Não estão inclusas nas contas. O recomendável é deixar 10% do valor total da conta para garçons e US$ 1 por mala para carregadores (em hotéis e aeroportos).

Internet

Muitos hotéis e alguns restaurantes, bares e cafeterias espalhados pela cidade oferecem wi-fi. Ao fazer a reserva, pergunte pela disponibilidade do serviço. Quando for circular pelo destino, procure pelas plaquinhas indicativas ou pergunte para quem trabalha no local.

Segurança

Durante a visita a Durban, recomenda-se tomar os mesmos cuidados do dia a dia, principalmente em lugares de movimento mais intenso, como praças, parques e atrações turísticas, e em locais fora da zona turística. Evite roupas e acessórios chamativos.

Voltagem e tomadas

220 V, com tomadas tipo M (três pinos largos e redondos, formando o desenho de um triângulo).

O QUE NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM

Roupas e calçados confortáveis. Para restaurantes, casas noturnas e teatros, é interessante levar trajes esporte fino. Não deixe de separar roupa de banho, chapéu ou boné, óculos escuros e protetor solar. Durante os meses de inverno a temperatura se mantém agradável na região da faixa litorânea, mas, seguindo para o interior, no sentido da Cordilheira do Drakensberg, os termômetros atingem temperaturas baixas, chegando a nevar. Assim, caso planeje desbravar essa área, tenha roupas quentinhas, cachecol, luvas, gorros e botas na mala.

CONSULADO BRASILEIRO

O Consulado fica na Cidade do Cabo:
7 Bree St, 9º andar – Cape Town City Centre, Cape Town, 8001, África do Sul