Crédito: Arquivo FG Interiors
Você sabia que cresce cada vez mais a demanda por casas de férias de alto padrão no exterior? Expert em design de interiores na Flórida explica o porquê
O hábito de se hospedar em casas de férias ao viajar para a Flórida já se disseminou e conquistou muitos brasileiros. As vantagens disso você sabe de cor e salteado: privacidade, liberdade para fazer o próprio horário, a possibilidade de acomodar grandes grupos em um único lugar… E como toda viagem traz consigo uma oportunidade de sair da rotina, por que não recomendar ao passageiro uma estada em um imóvel de alto padrão? Acredite, essa é uma tendência que tem se mostrado cada vez mais acentuada e que reflete a tão almejada busca por experiência.
Mas, afinal, o que distingue uma casa luxuosa de uma “tradicional”? E, acima de tudo, por que esse aspecto tem se mostrado tão importante para o viajante? Quem explica é Flávia Gueiros, design de interiores há 17 anos e fundadora da FG Interiors, empresa com sede em Orlando, nos Estados Unidos, e especializada na decoração de imóveis com perfil premium. “O luxo é a descrição do bom gosto, do requinte, da sofisticação. Está presente em cada detalhe, da qualidade da mobília à roupa de cama, com lençóis de mais de mil fios, da decoração aos mimos deixados para o hóspede. Luxo é o somatório de tudo isso, de todas essas amenidades”, diz.
Ao mesmo tempo em que este comportamento traduz o dinamismo do consumidor, cujos gostos e preferências evoluem dia após dia, ele beneficia também os fornecedores presentes nesse nicho de mercado. Com a faca e o queijo nas mãos, eles têm a chance de diferenciar seu produto e torná-lo ainda mais atrativo. Entre os muitos caminhos que podem ser escolhidos para alcançar este objetivo, um deles faz toda a diferença para o bem-estar do hóspede: o capricho para com a decoração.
A VERDADE É QUE…
Adicionar a um ambiente elementos que remetam ao luxo é algo que vai muito além do valor do investimento. Envolve, por exemplo, as escolhas certas das paletas de cores, a estrutura e a disposição dos móveis, cortinas sob medida, peças e quadros assinados e facilidades que só quem tem um mundo high-tech na ponta dos dedos pode usufruir. Não importa se o imóvel adota um conceito clean, moderno, contemporâneo ou convencional; a verdade é que o viajante está mais exigente e, justamente por isso, quer ter (e viver) uma experiência real de luxo.
Vale ressaltar que o destino escolhido influencia – e muito! – no padrão das casas. Miami e Orlando, cidades extremamente populares entre os brazucas, têm perfis completamente diferentes. Enquanto a primeira é arrojada e naturalmente sofisticada, colocando ao alcance do público mansões com lanchas particulares no píer, a segunda é mais provinciana e corriqueira, deixando o agito por conta dos parques temáticos e das inúmeras atrações – justamente por este motivo, é extremamente disputada por famílias com crianças.
“Hoje, as pessoas priorizam o conforto, o bem-estar e a tranquilidade. O crescimento na busca por casas de férias se deve a esses fatores. Hospedar-se em uma casa permite usufruir o melhor dos dois mundos: a comodidade de estar em um ambiente familiar, a autonomia de gerenciar da cozinha à roupa e a possibilidade de curtir áreas de lazer privativas sem as formalidades típicas de um hotel”, explica Flávia.
TRAÇANDO O PERFIL
De acordo com a designer de interiores, que há mais de seis anos analisa o mercado norte-americano, dos visitantes que optam pelos imóveis de alto padrão, a maioria é composta por homens e mulheres de 30 a 45 anos, acompanhados por filhos e familiares e com disponibilidade para permanecer no destino entre sete e 15 dias. Logo em seguida aparecem os aposentados, igualmente interessados nas facilidades e comodidades oferecidas pelas vacation homes.
“O turismo pode ser ecológico, cultural, histórico… Mas o ponto em comum em todos eles é a experiência. E um projeto de decoração bem elaborado pode ser o pontapé inicial para uma experiência satisfatória”, afirma. Inclusive, um dos grandes desafios enfrentados por Flávia é fazer com que seus projetos atendam com excelência aos diferentes perfis de visitantes. Exemplo disso foi o trabalho desenvolvido com a Vacation Homes Collection, administradora de casas de férias na Flórida, do qual resultou uma opção irresistível para quem viaja em grupos numerosos: as megahomes.
“A parceria começou com uma casa de 15 quartos estruturada como um hotel. Este foi um desafio ousado, já que cada quarto tinha seu frigobar, televisão, closet, cofre e portas com fechadura digital. As áreas comuns tinham que ser pensadas como uma casa de férias, voltadas para o público mais eclético que pudéssemos imaginar. Tudo deveria estar criteriosamente ao gosto do cliente, independentemente se fosse a organização de um jantar gourmet com personagens ou uma palestra motivacional que contasse com a presença de personalidades ilustres. O principal era encontrar o ponto de equilíbrio entre o luxo, o conforto e a praticidade”, comenta a fundadora da FG Interiors, que deve finalizar em julho a decoração de mais três megahomes.
CONTATOS NA PALMA DA MÃO
Com uma equipe de 12 profissionais, reconhecidos no mercado pelo alto nível de excelência, a FG Interiors atende mais de 50 fornecedores de móveis e decoração, zelando pela qualidade e eficiência. Para conhecer mais sobre a empresa de Flávia Gueiros, acesse www.flaviagueiros.com ou escreva para flavia@flaviagueiros.com.
MINICURRÍCULO
Crédito: Arquivo FG Interiors
Flávia Gueiros é design de interiores há 17 anos e fundadora da FG Interiors, empresa referência em decoração na Flórida.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL