Estradas boas à frente, paisagens estonteadas à sua volta: separamos três roteiros para curtir de carro na Europa. Caia na estrada e encante-se com as maravilhas naturais, urbanas e gastronômicas que esses destinos têm a oferecer.
Trolls são criaturas presentes no folclore norueguês. De acordo com as histórias, eles teriam vivido em meio à natureza – florestas e montanhas – e se transformavam em rochas quando expostos a luz solar, integrando-se à paisagem.
A Rota Turística Nacional de Trollstigen, ou Rota dos Trolls, foi aberta em 1936 e compreende 106 km de belos cenários naturais, incluindo o fiorde Geirangerfjord, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. Parte de Langevatn com rumo à ponte Sogge Bru, cruzando terrenos íngremes, curvas acentuadas, sendo margeada por montanhas. Ao longo do caminho, existem alguns mirantes (Ørnesvingen, Gudbrandsjuvet e Flydalsjuvet); aproveite para fazer uma parada, esticar as pernas, maravilhar-se com o visual e fazer alguns cliques.
Em tempo: de Eisdal para Linge a travesseia á feita de balsa. Nesse mesmo ponto, rola dar uma incrementada no roteiro e incluir um passeio de balsa entre Valldal e Geiranger para contemplar os fiordes de outro ângulo.
Em relação à época do ano, para garantir que todos os trechos da rota estejam abertos, os meses entre maio e setembro são ideais.
6 motivos para visitar a Noruega
As rotas turísticas da Noruega
Noruega nas quatro estações do ano
As belezas naturais da Noruega
Noruega: como aproveitar a noite
O percurso de quase 400 km leva o viajante de Würzburg a Füssen, passando por belas estradas, vinícolas, florestas, montanhas, vilas charmosas e castelos que remetem à infância e aos contos de fadas. Neuschwanstein, inclusive, foi a inspiração de Walt Disney para o castelo da Cinderela.
Ainda que possa ser realizada em qualquer estação do ano, vale considerar alguns fatores sobre a jornada. Quem deseja combinar romantismo com festas e festivais, os meses de verão são perfeitos. Já em dezembro, o viajante encontra um tempo mais frio, quando um manto branco de neve cobre as paisagens e abrem os mercados de Natal.
Pode-se fazer o circuito completo ou escolher as cidades que mais combinem com seu perfil de viagem. Entre elas, destacamos a charmosa Rothenburg ob der Tauber, guardada por uma muralha e repleta de construções centenárias. Já a Landsberg am Lech é cortada pelo Rio Lech e também conta com construções fotogênicas.
Guia de destino: Berlim, Alemanha
A bela região de Alentejo cobre um terço do território português e abriga lindas paisagens de pradarias, uma costa banhada pelo Oceano Atlântico, vinhedos e construções charmosas e repletas de história. Ah, e não podemos esquecer da deliciosa gastronomia, muito baseada em pão, carne de porco e azeite, utilizando, também, carne de carneiro e lebre, peixes e frutos do mar frescos.
Entre as cidades, destacamos a bem preservada Évora, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco; Monsaraz e suas belas paisagens; Elvas, que, situada na fronteira com a Espanha, tem um sistema de muralhas impressionante; e Estremoz, onde morou Isabel de Aragão, rainha de Portugal, de 1282 a 1325.
Saiba mais por que a viagem de carro por Alentejo é uma ótima pedida:
5 motivos para incluir Alentejo em seu roteiro
Cidades para conhecer no Alentejo, em Portugal
Uma terra encantada chamada Alentejo
Entre uma taça e outra no Alentejo, Portugal
A região de Alentejo, em Portugal, e sua simplicidade
De Alentejo, em Portugal, a uma viagem para as estrelas
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL