Dica do viajante: viajar sozinha, por Thaise Salzgeber

Não vai conseguir sair de férias com o marido ou namorado? Ou sua melhor amiga desistiu daquela superviagem em cima da hora? Eu sei, tem horas que realmente bate aquele medo de pegar as malas, embarcar em um avião e, simplesmente, seguir viagem.

Mas, se você me permitir, vou te dar um conselho: nunca desperdice uma oportunidade de conhecer o mundo.

E se como eu, você vencer seus medos e resolver colocar a mochila nas costas e partir, mais alguns conselhos: sabe aquela velha história de não falar com estranhos? Não precisa levar tão a sério! Aproveite sua viagem a sós para se conhecer e também para fazer novos amigos. Permita-se experimentar novas culturas e descubra como as pessoas do outro lado do mundo vivem. Isso, claro, sem deixar de lado o sexto sentido feminino e as dicas que já sabemos de cor: não marque encontros em lugares desertos, evite andar à noite sozinha, fique sempre de olho em seus pertences, não aceite bebidas que você não saiba a procedência, leve sempre um mapa com você, de papel ou no celular, mantenha contato com a sua família ou amigos diariamente e fique atenta à cultura e aos costumes locais, alguns lugares têm regras bastante rígidas para vestuário, por exemplo.

Conselhos na mente, é só seguir viagem. Abaixo, listei alguns dos lugares para onde tive a oportunidade de viajar sozinha:

Bali (Indonésia)

Bali – Indonésia | Crédito: Thaise Salzgeber

Em Bali, você nunca se sentirá sozinha. Em Uluwatu, reduto de surfistas do mundo inteiro, você terá a chance de conhecer pessoas superinteressantes, seja na praia ou em seus diversos bares espalhados pela região. Destaque para o Single Fin, famoso bar que é ponto de encontro de uma galera animada, principalmente nas noites de domingo. De lá, você também consegue apreciar o pôr do sol. Já em Ubud, uma região sem praia, você terá a oportunidade perfeita de viver uma viagem de transformação, meditação e muita oração, no melhor estilo Comer, Rezar, Amar, livro de Elizabeth Gilbert. E quem sabe, assim como a autora, conhecer um grande amor.

Cusco e Lima (Peru)

Machu Picchu – Peru | Crédito: Thaise Salzgeber

Cusco é uma cidade cheia de história, de beleza e bastante tranquila para viajantes desacompanhadas. Além do tradicional passeio à Machu Picchu, você pode se aventurar pelas trilhas incas e fazer tours a pé por Cusco, conhecer as paisagens arrebatadoras de todo o Vale Sagrado e saborear uma refrescante chicha morada – bebida feita com milho roxo, ou maíz morado, e especiarias – de um dos cafés com sacadas de frente para a Plaza de Armas. Lima, como todas as grandes cidades, requer um pouco mais de atenção. O bairro mais recomendado para turistas é Miraflores, considerado um dos mais moderno e seguro. Bata perna por suas ruas, aprecie o pôr do sol em um dos restaurantes localizados no Shopping Larcomar e aproveite para saborear o melhor ceviche da sua vida.

Lima – Peru | Crédito: Thaise Salzgeber

Cidade do México (México)

Cidade do México – México | Crédito: Thaise Salzgeber

Não desista de ir para a Cidade do México pelo fato de existirem ônibus e vagões exclusivos para mulheres. Sim, eles são para a nossa segurança, mas isso não faz do destino um lugar que não deva ser visitado. Assim como todo grande centro urbano, não podemos deixar o cuidado de lado, mas podemos, e devemos, passear por suas ruas, como pela Avenida Paseo de la Reforma, que possui 12 km de extensão, cruzando os principais bairros (Polanco, Zona Rosa e Centro) e onde estão os principais atrativos turísticos e hotéis internacionais. Aproveite também para conhecer as Pirâmides de Teotihuacán, a cerca de 50 km da cidade, algumas das mais impressionantes que você pode encontrar no México, e o Zócalo, área histórica declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Para experimentar uma típica comida mexicana, não deixe de conhecer La Casa de Toño, um restaurante muito apreciado pelos mexicanos e que oferece um cardápio recheado de itens saborosos.

Havana e Varadero (Cuba)

Havana – Cuba | Crédito: Thaise Salzgeber

Se você tem interesse em conhecer a cultura e o modo de vida dos cubanos, não demore para visitar Cuba. A ilha, que até pouco tempo parecia estar parada no tempo, está começando a dar seus primeiros passos rumo ao novo. Hoje, quem visita a cidade, já consegue, por exemplo, ter acesso à internet (apesar de cara!). Com o celular desligado, uma câmera na mão e sapatos confortáveis, saia caminhando pela cidade e tenha uma verdadeira aula de história e superação. Os cubanos são pessoas bastante alegres e receptivas e não vão hesitar em compartilhar suas histórias. Depois de tanta caminhada, você pode relaxar e descansar em Varadero. Curta o mar, que é tranquilo e encantadoramente azul, e conecte-se com você. Afinal, o melhor de viajar sozinha é descobrir que você mesma pode ser a sua melhor companhia.

Varadero – Cuba | Crédito: Thaise Salzgeber

 

Deixe um comentário