Passar um Carnaval no Recife é sinônimo de dançar ao som do frevo e ficar com as melodias na cabeça por semanas. Uma das maiores folias carnavalescas do Brasil, arrasta milhares de pessoas às ruas e, além do frevo, os ritmos se misturam e todos acabam se encantando com o Galo da Madrugada, os blocos, os shows nos palcos e nas ruas.
As ruas da cidade ficam cheias de polos de animação, são mais de 50 e abrangem não só a zona central de Recife, mas vários bairros. Além de anualmente se apresentarem nos palcos artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho, Lenine e outros cantores, também divertem o público agremiações centenárias. E um dos grandes atrativos é que não é cobrado ingresso para toda essa folia.
Um dos grandes destaques do Carnaval do Recife é o bloco do Galo da Madrugada. Aquele galo enorme de 27 metros de altura fica, anualmente, perto da ponte Duarte Coelho. O bloco sai pelas ruas da cidade na manhã do sábado de Carnaval. A partir do Forte das Cinco Pontas, e segue por um percurso de 4,5 quilômetros. Os foliões ficam horas com os carros alegóricos nesse trajeto. Cada um vai com a fantasia que inventar ou copiar. Ao longo do caminho, dezenas de camarotes. Ele levou o título de maior bloco carnavalesco do mundo pelo Guinness Book em 1995. Nascido em 1978 com 70 foliões, ele já arrasta mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas atualmente.
Quem vai ao Carnaval do Recife também acaba por visitar a folia de Olinda. Apesar de apenas seis quilômetros separarem as cidades vizinhas, a festa em uma é completamente diferente da outra. Em Olinda, as ladeiras estreitas ficam todos os dias de festa cheias de blocos que sobem e descem tocando marchinhas, com foliões fantasiados fazendo uma deliciosa algazarra atrás. Quem não deixa de aparecer há décadas são os bonecos de Olinda. Figuras gigantes que foram feitas a partir de uma tradição europeia ganham as ruas e o coração da cidade.
A Quarta-feira de Cinzas deve ser festejada no Recife mesmo. Na madrugada, é declarada a despedida do Carnaval e começa o Arrastão do Frevo. E, quando você pensa que acabou, ainda tem mais. Tomam as ruas da capital pernambucana os tradicionais “blocos do Bacalhau”. Os mais famosos são os do Mercado da Boa Vista e da Rua da Guia.
Converse com seu agente de viagem para que ele monte seu pacote com hospedagem e passagens aéreas de sua cidade para Recife e aproveite toda a folia da cidade.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL