Andando por Fisherman’s Wharf, em San Francisco, de um lado podemos observar a emblemática Golden Gate Bridge. Na direção oposta fica uma ilha bem conhecida não por sua beleza, mas por toda sua história e os mitos que gera até hoje. É a Ilha de Alcatraz, que de 1934 a 1963 abrigou uma prisão de segurança máxima.
Alcatraz recebeu prisioneiros que ganharam fama por suas ações fora da lei, como Al Capone. Para chegar lá e conhecer o local e sua história, é preciso se dirigir ao Píer 33 em San Francisco. De lá saem os barcos várias vezes ao dia que vão até Alcatraz em um trajeto de menos de meia hora. Quando chegar, um guia recebe os visitantes e informa as atividades diárias. Há alguns tours guiados, inclusos no ingresso, que acontecem em horários determinados.
Conhecer a ilha é bem fácil. Logo na entrada há uma área que exibe vídeos sobre a história local. Subindo em direção à prisão, há algumas ruínas pelo caminho. Na entrada, os visitantes recebem um audioguia muito completo e tem opção de português. Ele vai explicando sobre cada espaço.
O turista conhece a área de celas comuns que tinham três metros de comprimento por 1,5 metro de largura. Algumas são até “decoradas” como na época que a prisão funcionava. Também é possível acessar a área da solitária, com 42 celas completamente fechadas. O refeitório, área de esporte, de visitas e de escritórios de trabalhos dos funcionários da época também são visitados.
No audioguia há explicações não só sobre o local, mas também informações sobre a história de Alcatraz. Como a prisão de segurança máxima fica a alguns quilômetros da costa, era considerado bem difícil fugir de lá. Porém três prisioneiros – Frank Morri e os irmãos John e Clarence Anglin – fizeram túneis com colheres, colocaram bonecos de papel machê em suas camas para enganar os guardas e saíram da prisão. Quando a fuga foi percebida, eles já tinham escapado e o que aconteceu com eles nunca foi descoberto. Há até especulações de que eles estão no Brasil.
Reserve pelo menos três horas para fazer o passeio, contando ida e volta de barco. Prefira as primeiras partidas pela manhã, para chegar com a ilha ainda vazia. Cada visitante pode ficar o tempo que achar necessário no local, até o último barco sair para San Francisco. Também há opção de visitação noturna especial. Veja com seu agente de viagem qual a melhor opção para conhecer Alcatraz.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL