Sol, mar e muita beleza: bem-vindo(a) a Porto de Galinhas, em Pernambuco | Crédito: Shutterstock
A simpática figura da galinha indica que se está em um dos destinos mais famosos de Pernambuco: Porto de Galinhas. No município de Ipojuca, a região é dona de uma infraestrutura turística completa, grande variedade de bares e restaurantes e um centrinho cheio de charme com diversas lojas, além de paisagens de tirar o fôlego. Mas, afinal, o que fazer em Porto de Galinhas? Confira agora as melhores dicas que o Segue Viagem separou para você!
Primeiramente, aqui vai uma curiosidade: a região conta com dez praias contínuas que somam 18 km de litoral somente neste trechinho do estado. E isso mostra que, por ali, o termo “belas praias” é quase redundante. Águas azuis-esverdeadas, areia branca e uma manta verde de coqueiros compõem essa paisagem paradisíaca.
Entre as praias mais conhecidas está o Pontal de Maracaípe, que atrai esportistas de todos os cantos. Isso porque ali é possível praticar kitesurfe, windsurfe e caiaque, por exemplo.
Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas – Pernambuco | Crédito: Vinicius Lubambo
Já a Praia do Cupe, mais deserta, é bastante procurada por surfistas por suas ondas propícias para o esporte. Por outro lado, a Praia de Muro Alto, que abriga os grandes resorts, une Mata Atlântica e piscinas naturais em um cenário único.
Para conhecer algumas das principais praias de Porto de Galinhas você pode optar por um passeio de barco ou por um passeio de buggy chamado Ponta a Ponta, que atravessa as areias fofas enquanto revela as paisagens do litoral pernambucano.
Ao mesmo tempo, quando a maré está baixa, é possível realizar passeios de jangadas, nos quais você terá a oportunidade de conhecer as belas piscinas naturais da região.
Cavalos-marinhos – Porto de Galinhas – Pernambuco | Crédito: Shutterstock
Porto de Galinhas também é um ótimo destino para quem curte mergulhar. E a melhor parte é que há opções para todos os níveis de habilidades, uma vez que a região oferece de mergulhos livres com snorkel e nadadeiras até cursos avançados com instrutores(as) especializados(as).
O destino também conta com recifes de corais, formações rochosas e navios naufragados que podem ser vistos debaixo d’água. Portanto, anote aí: a melhor época para o mergulho é de outubro a março.
Vai uma foto de tirar o fôlego? Pois então se liga na vista aérea das piscinas naturais em Porto de Galinhas (PE) | Crédito: Shutterstock
Conta para a gente: você tá a fim de observar o outro lado da vida litorânea? Pois a dica é fazer um passeio pelo manguezal. Lá dá pra ver, por exemplo, caranguejos e até cavalos-marinhos. Inclusive, estes pequenos animais marítimos têm um projeto de conservação especialmente dedicado a eles, o Hippocampus.
Fora pesquisar as três espécies de cavalos-marinhos presentes em todo o litoral brasileiro, a entidade também abre as portas de sua sede para visitação. No passeio, os(as) turistas assistem a um vídeo explicativo sobre os animais e suas curiosidades e seguem acompanhados(as) de um(a) guia para observá-los nos aquários do projeto.
Recorte da Praia dos Carneiros (PE), uma das mais bonitas do estado | Crédito: Shutterstock
Caso você tenha tempo para dar uma esticadinha na viagem, fique sabendo que Porto de Galinhas fica perto de outras regiões paradisíacas – as quais você facilmente consegue inserir no roteiro. Um bom exemplo é a Praia dos Carneiros, a apenas 60 km de distância e considerada uma das praias mais lindas do Brasil. Quando estiver por lá, além de curtir a praia, não deixe de passar pela Capela de São Benedito, cartão-postal do destino.
Tá a fim de conhecer um lugar que é sinônimo de paraíso? Então visita a Ilha de Santo Aleixo (PE) | Crédito: Shutterstock
Outra ótima dica para completar a sua lista de o que fazer em Porto de Galinhas é passear pela Ilha de Santo Aleixo, um verdadeiro paraíso natural do estado de Pernambuco. A ilha tem 30 hectares de uma superfície formada por rochas vulcânicas cobertas por uma extensa vegetação de Mata Atlântica. Para coroar, a praia é de areia branca e mar de águas transparentes, sendo ideal para fazer um mergulho com snorkel.
Cabo de Santo Agostinho (PE) é, acima de tudo, um lugar de pura beleza | Crédito: Shutterstock
Por último, mas não menos importante, Cabo de Santo Agostinho é um município da região metropolitana de Recife. Por lá, você encontrará diversas praias com águas mornas e cristalinas. A mais famosa delas é a Praia de Calhetas. Vale a pena conferir!
E aí, se convenceu de que viajar para Porto de Galinhas é a aventura ideal para você? Conta pra gente nos comentários qual das dicas você mais curtiu! E lembre-se: consulte sempre um(a) agente de viagens. Dessa forma você garante uma trip sem perrengues!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL