No meio das montanhas tem uma cidade. Inclusive, descrevê-la não é tarefa das mais difíceis, já que engloba paisagens naturais maravilhosas, infraestrutura digna de grandes metrópoles, monumentos históricos colossais, vida noturna agitada, excelente gastronomia, palco de clássicos inesquecíveis do futebol. Pois isso tudo é Belo Horizonte, destino diverso e encantador que tem ainda muitos tesouros escondidos para serem explorados.
Quem leva a gente para descobrir alguns deles é Aluizer Malab, presidente da Empresa Municipal de Turismo (ou simplesmente Belotur), mineiro nato que aceitou nos guiar nesta excursão rumo ao que há de melhor na terra do pão de queijo, nome gentilmente concedido pelos moradores. Pronto para embarcar conosco nesse trem bão, sô? Então simbora, uai!
Inaugurada em 1897 como a primeira cidade moderna planejada do país, Beagá é cosmopolita, mas, ao mesmo tempo, ostenta ares de interior. Charmosa, boêmia e multicultural, uma ótima maneira de iniciar um tour é passear ao longo de sua história. E ela é contada por meio de heranças como o Museu Histórico Abílio Barreto, casarão centenário que abriga rico acervo de quadros, esculturas, fotografias, manuscritos e vídeos. Conforme resume Malab, essas relíquias lendárias representam a teoria do que será visto na prática ao caminhar pelas ruas do destino.
Por falar em andar, a região central de Beagá reúne uma infinidade de atrativos, situados bem próximos uns dos outros e perfeitos para serem explorados a pé. Ou seja: reserve um tempinho para explorar tranquilamente essa parte da cidade. Alguns exemplos são os circuitos culturais das praças da Liberdade e da Estação, a simbólica Rua da Bahia e monumentos como o Museu de Artes e Ofícios, o Teatro Francisco Nunes e o Grande Teatro do Palácio das Artes, entre outros.
Feijão tropeiro, tutu, galinhada, doces, queijos, cachaças… a culinária belo-horizontina é tão variada e deliciosa que, portanto, merece até um roteiro exclusivo! Mas, para começar essa jornada por entre sabores e temperos, a primeira parada deve ser no Mercado Central. “O Mercado é um dos lugares mais democráticos da cidade, visto que é ideal para conhecer nossos produtos e segredos. Ali nos sentimos como se estivéssemos em nossa cozinha, ao lado do nosso fogão a lenha, ou sentados à mesa, comendo, bebendo e decidindo coisas”, afirma Malab, que recomenda o restaurante Casa Cheia para quem quer apreciar a legítima gastronomia mineira.
Outro point imperdível para os amantes da boa mesa é o Malletta, construído em 1957. Além de ser ponto de encontro de artistas, escritores e intelectuais, serve como reduto de bares e restaurantes renomados. Um bom exemplo, aliás, é a Cantina do Lucas, tombada como Patrimônio Histórico-Cultural.
Um dos principais símbolos de Beagá, a região da Pampulha é unanimidade na preferência de turistas e nativos em busca de opções diversificadas de lazer, cultura e entretenimento. As atividades favoritas dos mineiros incluem caminhar ou correr ao redor da lagoa homônima, visitar o Parque Ecológico, assistir a uma partida de futebol no Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto) e degustar as iguarias da cozinha regional em restaurantes típicos, como o Xapuri, por exemplo.
“Durante um passeio pela Pampulha, vale muito a pena também curtir o pôr do sol no Conjunto Moderno, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e admirar a arte moderna do Brasil, representada pelos painéis de Cândido Portinari, pelos murais de Paulo Werneck, pelas curvas de Oscar Niemeyer e pelos jardins de Burle Marx. Detalhe: tudo isso em espaços abertos e gratuitos para visitação”, recomenda Malab.
Na cidade detentora do título “Capital Mundial dos Botecos”, a noite é um festival de atrações para todos os gostos e estilos musicais e estão concentradas principalmente na região de Savassi e na zona Leste.
Com tantas opções de bares, casas de show e baladas, a sugestão para aproveitar ao máximo o que BH tem a oferecer é participar dos circuitos temáticos, como o de rock, formado pelo trio de bares Jack Rock Bar, Lord Pub e Circus Rock Bar, o de samba, composto pelos bares do Salomão, Pedacinhos do Céu, Opção e Quintal do Divina Luz, e o cervejeiro, conhecido também como Beer Tour, que proporciona a experiência de provar as distintas cervejas artesanais da cidade. Em outras palavras, tenha certeza de que você está levando muita disposição na mala!
E você, já conhece Belo Horizonte ou pretende visitar a cidade em breve? Conta tudo pra gente nos comentários, pois assim você ajuda outros viajantes! Ah, e lembre-se: se for viajar, conte sempre com um agente de viagens. Dessa forma você garante uma trip livre de perrengues 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL