Embora possa parecer complicado, responder a essa pergunta é até que bastante simples. Sint Maarten, o sul da ilha, é território holandês, enquanto o norte, Saint Martin, é francês. Mas fique tranquilo: apesar de a região pertencer a dois países distintos, não tem complicações na hora de circular por ali. Isso porque idiomas, moedas e gastronomia encontram o seu espaço na região – e tudo dá mais que certo.
19 ilhas paradisíacas para conhecer ao redor do mundo
Vista aérea de Sint Maarten – Caribe | Crédito: Shutterstock.com
Diz a lenda que um representante da França e outro da Holanda foram colocados em pontos extremos opostos da ilha e dali saíram caminhando até se cruzarem. O local de encontro se tornou a fronteira entre as partes francesa e holandesa.
Acontece que o francês teria feito o trajeto estimulado por vinho e, o holandês, por rum. Assim, de acordo com os franceses, o segundo teria dormido por influência da bebida, resultando em um pedaço de terra maior para a França. Já os holandeses dizem que o francês trapaceou ao correr. De uma forma ou de outra, o que todo mundo concorda é que ambos os lugares são sinônimos de paraíso.
Saint Martin – Caribe | Crédito: Shutterstock.com
Lendas à parte, listamos alguns outros pontos para ajudar você na hora de planejar seu roteiro. Confira!
Mesmo que ambos os lados aceitem dólar, a moeda oficial de Saint Martin é o euro. Dessa forma, em certas ocasiões o lado francês pode ser um pouco mais caro.
Ainda que a cultura caribenha esteja presente na ilha, Sint Maarten é mais americanizada e tem o inglês como língua oficial. Já Saint Martin tem clara influência francesa, visto que a maioria das pessoas fala inglês, mas o francês costuma ser a primeira opção.
O lado holandês é conhecido por ser o mais badalado. Por isso, caso você goste de esticar para curtir as noites, talvez a melhor opção seja se hospedar em Sint Maarten. Os cassinos, bares e casas de shows, por exemplo, se concentram nas regiões de Simpson Bay e Maho. Agora, se estiver no clima para um bom jantar regado a vinho, opte pelo lado francês, na região de Grand Case.
E você, já teve a chance de visitar Sint Maarten e/ou Saint Martin? Em caso positivo, conta pra gente nos comentários o que você achou! Ao compartilhar sua experiência, você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Ah, e não se esqueça: consulte um agente de viagens se estiver planejando uma trip. Você não só tem acesso a um roteiro que caiba no seu bolso e seja a sua cara como ainda garante assistência antes, durante e depois da viagem.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL