Parte das instalações do Mosteiro de Santa Catalina – Arequipa – Peru | Crédito: Shutterstock
Entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, a Cidade Branca, como é conhecida Arequipa, fica aos pés de três vulcões: Misti, Pichu Pichu e Chachana. A beleza e a importância de seu centro histórico foram motivos de sobra para que o destino fosse tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2000. Erguidas por nativos, muitas das construções foram feitas à base de sillar, espécie de pedra branca vulcânica porosa com características europeias.
E é justamente uma das principais atrações de Arequipa que vamos abordar neste post: o Mosteiro de Santa Catalina. Afinal, nenhuma viagem à fascinante região do Peru pode ser considerada completa sem ela. Se animou? Então confira a seguir!
Vale Sagrado e Arequipa: dica de tour pelo Peru
Arequipa: conheça as atrações desta cidade do Peru
O Mosteiro de Santa Catalina foi inaugurado em 1580 a fim de receber freiras das famílias mais distintas da cidade, vivendo ali em regime de total isolamento. Além disso, também servia de asilo e escola para crianças nobres. A cidadela integra estilos arquitetônicos dos séculos 16 ao 19 e é composta por corredores, praças, ruas de paralelepípedo e coberturas de telhas. Seu interior ainda guarda pinturas coloniais, esculturas e arte sacra.
Mosteiro de Santa Catalina – Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico
Das mulheres que viveram ali, a história de uma delas merece destaque. A irmã Ana de los Ángeles foi enviada ao monastério aos três anos, quando ainda era conhecida como Ana Monteagudo Ponce de León. O intuito era que a garota recebesse educação moral e religiosa.
Ao completar dez anos, foi levada do local para se casar. Contudo, uma visão da Santa Catarina de Siena fez com que Ana voltasse para o convento, mesmo a contragosto de seus pais. Dali pra frente ela virou noviça, freira e madre superiora, respectivamente, além de ter sido associada a diversos milagres e predições. Em 1985, o Papa João Paulo II beatificou a irmã.
Mosteiro de Santa Catalina – Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico
O mosteiro foi aberto ao público em 1970, momento em que foi construída uma instalação para as cerca de 20 freiras que ainda vivem ali. Portanto, ao planejar o roteiro para Arequipa, reserve boas horas para conhecer o lugar. Afinal, o grandioso monastério mais parece uma cidade. O ponto alto da visita fica por conta do entardecer, quando a luz do sol poente dá outro tom às dependências da atração. Nessa hora, também é interessante procurar pelo terraço, já que ele dá vista para a cidade e descortina um cenário fascinante.
Mosteiro de Santa Catalina – Arequipa – Peru | Crédito: Shutterstock
Mosteiro de Santa Catalina
Endereço | Santa Catalina, 301, Arequipa, Peru
Horário de funcionamento | de segunda a sábado, das 10h às 17h. Visitantes podem entrar até as 16h.
Entrada | 40 soles
Site oficial | http://www.santacatalina.org.pe
E você, já teve a chance de visitar o Mosteiro de Santa Catalina? Então conta pra gente nos comentários, pois seu depoimento pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Caso esteja querendo desembarcar no Peru em um futuro próximo, consulte um agente de viagens. Dessa forma você garante assistência antes, durante e depois do passeio 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL