No Brasil, o feriado de Finados, no dia 2 de novembro, é um dia bastante melancólico. As pessoas ficam tristes pelos amigos e entes queridos que não estão mais conosco. Há países no mundo, porém, em que a tradição é bem diferente, como é o caso do México. O destino comemora o Día de los Muertos na mesma data, e é um momento de festejar.
5 lugares assustadores para visitar no Halloween
A festa de Halloween ao redor do mundo
México: um destino diverso
O tradicional Día de los Muertos é uma celebração de origem indígena e declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A festa, que honra os que já partiram, começa no dia 1º de novembro e é realizada até o dia seguinte, coincidindo com as tradições católicas. Também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos onde a população mexicana é grande.
A origem da celebração é anterior à chegada dos espanhóis: há relatos de que os astecas e os maias já praticavam este culto. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois os mortos são homenageados com comidas, bolos, festas, músicas, decoração, pães e doces – os mais conhecidos e os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Aliás, no México, um dos suvenires mais vendido é a caveirinha. Ao contrário do que às vezes pensamos aqui no Brasil, ela não é um símbolo ruim, mas, sim, de renascimento. Costumam ser artesanais e coloridas, assim como todos os assuntos relacionados à morte. Uma das figuras mais emblemáticas da cultura mexicana é La Muerte, rainha da Terra dos Lembrados. Os mexicanos encaram a morte como a suprema etapa do ciclo do espírito.
Se for ao México fora da data do Día de los Muertos, poderá encontrar as caveirinhas em lojas de artesanato. Mas se estiver por lá durante o feriado, não deixe de ver a celebração do povo mexicano e aprender com essa tradição de encontrar alegria na morte, tão diferente do Brasil.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL