As belezas naturais da Noruega

Gosta de atividades ao ar livre? A ideia de contemplar e fotografar maravilhas naturais faz seu coração bater mais forte?  Então você deve conhecer a Noruega! Anote as dicas de passeios que preparamos para você:

Patrimônio Natural Mundial

The Nærøyfjorden – Noruega | Crédito: Øyvind Heen

Os fiordes Geirangerfjord e Nærøyfjord são considerados Patrimônios Mundiais pela Unesco. Essas obras da natureza consistem em largas entradas para o mar emolduradas por altas montanhas rochosas.

Parques nacionais

Em 1962, Rondane se tornou o primeiro Parque Nacional da Noruega. Hoje, o país abriga 44 áreas de proteção da fauna e flora local, sendo que várias delas oferecem atividades e hospedagem em cabanas e chalés localizados nas montanhas.

Rondane – Noruega | Crédito: Anders Gjengedal

Os parques contemplam paisagens deslumbrantes, formadas por montanhas, grandes planaltos, desfiladeiros e geleiras.

Montanhas

A Noruega abriga algumas das montanhas mais altas do norte europeu. Elas atraem diversos turistas e proporcionam experiências diferentes ao longo do ano, com mudança das estações. No verão, noruegueses e turistas aproveitam para caminhar pelas belas planícies. O inverno cobre a paisagem com um manto branco de neve e as pistas de esqui recebem visitantes. Por fim, na primavera volta a época das caminhadas e cavalgadas em meio à natureza, além de ser a melhor estação para pesca.

Cachoeiras

Langfoss – Noruega | Crédito: Bobbie Johnson

Com 275 metros de altura, Vettisfossen ocupa a posição de queda livre mais alta da Noruega. As águas da cascata Langfoss caem pelas encostas das montanhas e seguem até o fiorde Åkrafjord, formando uma bela paisagem. A cachoeira das Sete Irmãs, localizada no belo fiorde Geiranger, está entre as atrações mais populares do país.

Geleiras

geleira noruega

Jostedalsbreen | Crédito: Shutterstock.com/ Marius Dobilas

Foram as geleiras da era glacial que esculpiram os característicos fiordes, vales e montanhas escarpadas norueguesas. Hoje, turistas podem contemplar os remanescentes dessas calotas de gelo.

Situada no oeste do país, Jostedalsbreen está no topo da lista de maiores geleiras do continente europeu, cobrindo uma área de 487 km². Já Austfonna, no arquipélago de Svalbard, possui 8.412 km² e figura como uma das maiores calotas de gelo do mundo. As geleiras Tystigbreen e Folgefonna contam com centros de esqui de verão, com pista onde os visitantes podem praticar esqui e snowboard.

O degelo das águas banha os vales que, nos terrenos mais baixos, têm rios e lagos de lindas tonalidades.

O sol da meia-noite

Sol da meia noite Noruega 1

Crédito: Shutterstock.com/CatalinT

Quem visita o país nos meses de verão pode presenciar o fenômeno natural do sol da meia-noite, quando o dia não tem fim. Turistas aproveitam o fenômeno para fazer saídas de observação de baleias.

Aurora boreal

Aurora Boreal – Noruega | Crédito: Gaute Bruvik

Difícil prever a data exata da próxima aurora boreal. Mas as chances de presenciar esse show de luz natural são maiores entre o final de setembro e início de março. Ao planejar a viagem, você pode monitorar o que está sendo falado sobre o assunto pelo aplicativo Norway Lights. Para saber mais clique aqui.

Deixe um comentário