Foi dada a largada para o começo de um novo ano! Aliás, de um novo ano só não: 2020 traz consigo uma década inteirinha para ser explorada. E não existe momento mais propício do que esse para planejar os próximos passos e garantir que essa virada no calendário se transforme em oportunidade para ampliar as vendas. Isso vale especialmente para os agentes de viagens, que precisam se preparar com antecedência para garantir que o atendimento aos passageiros será feito da melhor maneira possível.
Então, a hora, agora, é de fazer um balanço do que passou, definir e/ou atualizar as metas e desenhar ações sob medida para cumprir cada um dos objetivos com maestria. Acha difícil saber por onde começar? Então confira agora o checklist que o Segue Viagem preparou, com cinco dicas de ouro para quem quer criar um plano de negócios repleto de conquistas e realizações para 2020. Dá só uma olhada!
E-mail marketing: o aliado do Segue Viagem
Dica 1: planejamento
Com base nos resultados obtidos ao longo de 2019, vai aqui uma pergunta muito importante: qual será seu próximo destino? Ah, mas atenção: aqui não estamos falando sobre viagens, não, mas sim sobre o futuro da sua empresa. Saber com clareza o patamar que se deseja alcançar é o pontapé inicial de qualquer projeto. Afinal, nada como enxergar o ponto de chegada para, daí então, tomar fôlego para encarar o caminho, certo?
Além de ter metas bem definidas, é fundamental colocar no papel o passo a passo de tudo o que deve ser feito para realizá-las, estabelecendo prazos e métricas de mensuração – isto é, medição e análise periódica de resultados de eficiência, eficácia e efetividade. Assim você consegue ter certeza de que está no caminho certo e, se não estiver, ficará mais fácil de visualizar o que precisa ser alterado.
Duas outras questões também devem ser levadas em conta durante esse processo: o alinhamento entre as ações propostas e as reais necessidades do cliente – essa é imprescindível! – e o acompanhamento das tendências e projeções apresentadas pelo trade turístico, já que manter-se atualizado é um diferencial importantíssimo da profissão.
Dica 2: de olho no consumidor 4.0
Exigente, conectado e extremamente envolvido com os princípios e valores difundidos – e praticados – pelas empresas. Assim é o novo perfil do consumidor 4.0, um público que não abre mão de quesitos como qualidade, rapidez, credibilidade e inovação e cada vez mais opta por pacotes completos, daqueles que incluem passagens aéreas, transfers, cruzeiros, aluguel de carros, ingressos, receptivos, hospedagens e passeios, por exemplo. Ah, mas não é só isso, não! Essas pessoas querem ainda ter acesso a experiências personalizadas e a diferenciais exclusivos, então vale a pena perder um tempinho a mais para adicionar aquele plus à sua prestação de serviços.
Marketing digital: um aliado para a fidelização de clientes
Entretanto, uma pergunta assombra a maioria dos agentes: como identificar e atender às expectativas do público-alvo? Simples! Investindo em instrumentos de comunicação e marketing, como redes sociais, eventos temáticos, promoções, campanhas e/ou informativos customizados, especialmente no que se refere à estratégia de aproximação com o cliente. Desta maneira é possível criar um relacionamento mais sólido entre passageiro e agência, o que ajuda a aumentar a confiança e a fortalecer a marca.
Outra dica é estimular a troca de ideias, colocando-se no lugar do passageiro e ouvindo o que ele tem a dizer. Pode ser uma boa aplicar pesquisas de satisfação com certa regularidade, pois assim dá para aprimorar pontos que ainda não são considerados fortes. O objetivo é bem simples: mostrar para o cliente que o que ele diz tem relevância e está sendo colocado em prática.
Dica 3: de olho no mercado
Atentar-se ao que está rolando no mundo do turismo para identificar oportunidades e tendências, apostar em parcerias estratégicas e estreitar o relacionamento já existente com fornecedores: essas três vertentes são essenciais para garantir um 2020 de bons negócios.
Inclusive, por falar em tendências, pesquisas de mercado apontam os seguintes setores como destaques: bleisure, fruto da combinação entre lazer e corporativo em uma mesma viagem; as chamadas “slow travels” (em português, “viagens lentas”), realizadas ao melhor estilo “de boas” e sem pressa; segmentos de luxo, ecoturismo, terceira idade e LGBTQ+; viagens de experiência; e a escolha por destinos exóticos e tours totalmente fora do comum.
Dica 4: oportunidades em vista
Tá a fim de mais uma excelente notícia para bombar as vendas? Então lá vai: 2020 terá nove feriados nacionais, os quais poderão ser prolongados com o final de semana. Sabe o que isso significa, né? Razão suficiente para os viajantes arrumarem as malas e caírem na estrada.
Anote aí na agenda os dias certinhos das folgas e já vá pensando nos destinos perfeitos para sugerir aos clientes em cada um deles:
25 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
10 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
21 de abril (terça-feira): Tiradentes
1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalhador
11 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
7 de setembro (segunda-feira): Dia da Independência
12 de outubro (segunda-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira): Finados
25 de dezembro (sexta-feira): Natal
Dica 5: destinos em alta
Munidos de tais informações, bora conferir os refúgios que prometem fazer a alegria dos turistas no Brasil e no exterior para indicar ao passageiro?
Em solo verde e amarelo, os holofotes do lazer vão para as belezas naturais das regiões Norte e Nordeste, protagonizadas por paraísos ecoturísticos como Japaratinga, Maragogi e São Miguel dos Milagres, em Alagoas; Jalapão, no Tocantins; e Fernando de Noronha, em Pernambuco. Já no segmento corporativo, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA) e Brasília (DF) despontam como apostas certeiras para os executivos de plantão.
Cruzando as fronteiras do país, cidades como Tóquio (Japão), Tel Aviv e Jerusalém (Israel), Copenhague (Dinamarca), Toronto (Canadá) e Tulum (México) completam a lista de lugares que têm experimentado franca ascensão e estão a postos para receber os viajantes de braços abertos neste novo ano que tem tudo para ser próspero do começo ao fim.
E aí, preparado para encarar 2020? Tem alguma dica para compartilhar? Conta pra gente nos comentários!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL
2 Comentários
Sensacional!!! Ótimas dicas
Muito bom!!!
Valeu pelas excelentes dicas para um 2020 repleto de vendas!