Boa notícia: Air Canada anuncia retomada de operações entre SP e Toronto e em outros países da América do Sul | Crédito editorial: Eric Buermeyer/Shutterstock.com
A Air Canada anunciou em coletiva de imprensa que o voo entre São Paulo e Toronto, no Canadá, volta a ser operado hoje (3). A princípio, serão três serviços por semana (às terças, sextas e domingos), os quais devem aumentar para quatro em 01/11/2021 e passar a ser diários em 02/12/2021. O país canadense vai reabrir as fronteiras para brasileiros e visitantes vacinados de todo o mundo na próxima terça-feira (7). No entanto, as vacinas aceitas são: AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Moderna.
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Operada com aeronaves Boeing 787, que contam com classes executiva, premium economy e economy, a retomada da rota – e também de Montreal, que voltará em 08/12/2021 – é uma das primeiras do sistema da companhia aérea a voltar com 100% da capacidade de 2019, o que mostra a importância do mercado brasileiro.
Segundo o vice-presidente de Vendas Internacionais da companhia, Virgílio Russi, o Brasil é um mercado-chave para a operação da empresa, sendo o terceiro maior de estudantes no Canadá. Por isso, a estimativa da retomada da rota é muito positiva, com o período letivo iniciando em setembro.
“Desde o anúncio, vimos um aumento de reservas bastante forte. Em setembro, o voo está 100% lotado e, em outubro, está quase também. Por isso estamos pensando em retomar 100% da nossa capacidade em relação a 2019 até o fim deste ano”, conta.
Afinal, quais países estão abertos para brasileiros?
Na América do Sul, a aérea vai reiniciar a rota para Bogotá, na Colômbia, ainda neste mês. Ao mesmo tempo, até o fim do ano deve retomar os voos para Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.
Bogotá, Colombia: Air Canada deve retomar as operações no destino ainda em setembro | Crédito: Shutterstock
Durante o encontro virtual, Russi também trouxe alguns resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2021. As receitas operacionais da aérea neste período foram de US$ 837 milhões, ou seja, um aumento de 60% em relação ao mesmo trimestre de 2020.
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O prejuízo operacional foi de US$ 1,1 bilhão – em 2020, a perda tinha sido de US$ 1,5 bilhão. Além disso, a perda diária de caixa registrou US$ 8 milhões. De acordo com Russi, este é um bom resultado, já que no ano passado, na mesma época, a perda era de US$ 1 milhão por hora.
A capacidade da empresa chega hoje a 40% do que estava antes da pandemia de COVID-19, com um volume de vendas registrado entre 40% e 45%.
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