CONHEÇA PIETERMARITZBURG

Os primeiros Voortrekkers – imigrantes que durante os anos 1840 e 1850 deixaram a colônia britânica do Cabo em direção ao interior do que é hoje a África do Sul – chegaram à região em 1837 e a batizaram em homenagem a dois de seus líderes, Gerrit Maritz e Piet Retief. Alguns anos depois, os britânicos transformaram a cidade em uma base militar, e, ainda hoje, ao circular por suas ruas, são encontrados alguns edifícios vitorianos e eduardianos. Mas para além da história, Maritzburg, como costuma ser chamada pelos nativos, também oferece passeios em meio à natureza e a possibilidade de observar animais selvagens na reserva Queen Elizabeth. Seus arredores ainda englobam a Cordilheira de Drakensberg e a rota turística Midlands Meander, além de Durban e suas praias espetaculares.

ATRAÇÕES NOTURNAS

Pietermaritzburg não é uma cidade de vida noturna agitada.

COMPRAS

Quem gosta de voltar para casa com souvenires e artesanatos deve percorrer a rota turística Midlands Meander, apreciar artesãos trabalhando em peças africanas e aproveitar para comprar lembrancinhas típicas.

CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES

Festival de música Splashy Fen (abril)

COMO CHEGAR

Existem voos saindo de diversos destinos brasileiros, com escala em São Paulo, em direção a Joanesburgo. Uma vez em Joanesburgo, os visitantes têm a opção de fazer uma road trip de aproximadamente cinco horas a Pietermaritzburg ou de voar até Durban, aproveitar para curtir as praias da cidade e só depois seguir viagem (cerca de uma hora) até a região.

A MELHOR ÉPOCA PARA IR

O destino pode ser visitado durante todo o ano. Nos meses de outono a paisagem ganha um lindo tom alaranjado. O destaque do inverno são as montanhas nevadas de pano de fundo, enquanto no verão dá para pegar bons dias de praia em Durban, a aproximadamente uma hora de distância.

INFORMAÇÕES EXTRAS

Sites oficiais

http://country.southafrica.net/country/br/pt

Idioma oficial

O país tem 11 dialetos oficiais, porém o inglês é falado em todas as províncias.

Visto

Não é exigido visto de entrada para brasileiros, apenas passaporte válido.

Vacinas

Para entrar no país, deve-se tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da data do embarque e apresentar o Certificado Internacional de Vacinação.

Fuso horário

5 horas a mais.
Desconsiderar o horário de verão em ambos os países.

DDI

+27

Código de acesso da cidade

33

Telefones úteis

Polícia: 10111
Ambulância: 10177

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Moeda

Rand (ZAR)

Gorjetas

Não estão inclusas nas contas. O recomendável é deixar 10% do valor total da conta para garçons e US$ 1 por mala para carregadores (em hotéis e aeroportos).

Internet

Alguns hotéis, restaurantes, bares e cafeterias espalhados pela cidade oferecem wi-fi. Ao fazer a reserva, pergunte pela disponibilidade do serviço. Quando for circular pelo destino, procure pelas plaquinhas indicativas ou pergunte para quem trabalha no local.

Segurança

Durante a visita à Pietermaritzburg, recomenda-se tomar os mesmos cuidados do dia a dia, principalmente em lugares de movimento mais intenso, como atrações turísticas, e em locais fora da zona turística. Evite roupas e acessórios chamativos.

Voltagem e tomadas

220 V, com tomadas tipo M (três pinos largos e redondos, formando o desenho de um triângulo).

O QUE NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM

Roupas e calçados confortáveis. Para restaurantes, é interessante levar trajes esporte fino. Se a viagem for durante o inverno, é imprescindível ter roupas quentinhas, cachecol, luvas e gorros.

CONSULADO BRASILEIRO

O Consulado fica na Cidade do Cabo:
7 Bree St, 9º andar – Cape Town City Centre, Cape Town, 8001, África do Sul