O renomadíssimo Bar & Choperia Pinguim não nega: Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, tem faro apurado para cerveja. Em 1911, quando a primeira filial da Antarctica chegou, a cidade despertou para uma realidade que ajudaria a transformar para sempre o Turismo na região – e o combustível para o sucesso seriam justamente as cervejas artesanais.
Hoje, quem desembarca ali tem a chance de participar do Tour Cervejeiro, iniciativa que promove um passeio às principais cervejarias do destino e realça o imenso potencial de Ribeirão no que diz respeito à bebida. Afinal, quem nunca quis se perder em locais onde quem manda é o sagrado líquido dourado?
As tradicionais Colorado, Lund e Invicta estão entre as fábricas mais procuradas pelos participantes, mas outras grandes representantes do turismo cervejeiro, como é o caso de Weird Barrel, Walfänger, Pratinha e São Paulo 330, foram incorporadas aos roteiros, diversificando ainda mais as opções e conquistando fatias maiores do mercado (e da preferência) dia após dia.
A ideia do tour é oferecer boas horas no interior das cervejarias, explorando instalações e equipamentos e desligando-se do mundo ao redor para prestar atenção nas dicas e nas explicações dadas pelo sommelier, profissional que conduz os participantes durante todo o tempo e os guia para deliciosas degustações.
As cervejarias desempenham um papel importante, é verdade, mas Ribeirão Preto não seria tão famosa no quesito cerveja se não fossem os bares. E se a ideia é curtir um fim de tarde tomando uma gelada, eles são a escolha certa! O brewpub da Weird Barrel é, por si só, um divertido atrativo turístico. Com temática pirata, é dono de uma decoração e arquitetura despojadas, produz chopes artesanais de excelente qualidade e inova até mesmo na hora da degustação – chamada Walk the Plank, as bebidas são servidas em copos de 90 ml.
Outras boas pedidas são o Empório BierGarten, onde podem ser encontrados mais de 700 rótulos nacionais e importados; o Joe Beer, com mesinhas e ótima carta de cervejas; o Emporium do Queijo, recheado de latas e garrafas regionais e estrangeiras e muitos petiscos, como castanhas, frios e chocolates; o Empório Toscana e o pub Vila Dionísio, que, além de ser palco para shows de rock e blues, conta com uma cerveja própria, a Decennial Vila Dionísio, produzida pela Invicta.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL