Levando o título de maior e mais alto lago navegável da América do Sul, o Titicaca está a 3.811 metros acima do nível do mar. A cidade de Puno é a porta de entrada do lado peruano, enquanto a cidade de Copacabana é o destino certo para começar a explorar esta mística região do lado boliviano.
Ilha do Sol | Crédito: JaFKa Journeys
Considerada a mais sagrada ilha do Lago Titicaca, foi na Ilha do Sol que surgiu a população inca. Coloque no seu roteiro os sítios arqueológicos que existem por ali, a duas horas de barco de Copacabana, e aproveite para fazer a trilha que corta o local de norte a sul.
Ilha de Uros | Crédito: Sendos
Um dos passeios mais procurados do lado peruano é para as famosas ilhas flutuantes de Uros. Parece até coisa de filme, pois o local foi inteiramente construído em cima de totora, uma uma raiz andina típica da região que cresce no Lago Titicaca, que serve não só como base para as ilhas como também é usada na construção de casas e barcos. São mais de 40 ilhas espalhadas pelo lago. Além de mergulhar na cultura do povo de Uros, que vive nas ilhas flutuantes, não esqueça de levar para casa um dos itens de artesanato vendidos por lá. Além de lindos, trazem a rica cultura estampada em suas peças.
Ilha Taquile | Crédito: Elemaki
Graças aos seus sítios arqueológicos e locais sagrados, a Ilha Taquile é outro lugar de grande importância histórica e que você não pode deixar de conhecer. O ponto alto do passeio é subir cerca de 533 degraus de uma montanha até a praça principal. A vista para o Titicaca e região faz valer a pena a cansativa subida.
Ilha Amantani | Crédito:
Tendo os templos Pachamama e Pachatata como principais atrações, a Ilha Amantani é um desses destinos simplesmente surpreendentes. A ilha é lar de habitantes que falam a língua Quechua e lá você vai descobrir um pouco mais da história do Peru em um lugar que é simplesmente incrível.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL