O agito e os pontos históricos de Porto Seguro

Porto Seguro - Bahia | Crédito: Pexels

Normalmente associamos Porto Seguro com o agito da Passarela do Álcool e com as badaladas festas frequentadas por jovens de todos os cantos do País. A cidade, no entanto, tem atrativos para todos os perfis de público – inclusive quem quer um pouco de sossego. Ali, na chamada Costa do Descobrimento, é possível conhecer um pouco do que os portugueses viram por aqui – belezas naturais, fauna e flora riquíssima, e até a cultura indígena, que ainda se mantém firme em algumas comunidades locais.

Já falamos aqui sobre Arraial D’Ajuda, Santa Cruz de Cabrália, Santo André e Trancoso. Mas Porto Seguro é a porta de entrada para todos estes destinos, e é uma cidade que também vale a pena visitar por alguns dias. A dica para aproveitar melhor a região é evitar viajar na alta temporada e durante os feriados de outubro, quando a cidade é destino para milhares de estudantes na chamada Semana do Saco Cheio.

Uma vez ali, dá para escolher entre as várias atrações. Por exemplo, o Memorial da Epopeia do Descobrimento, na praia do Cruzeiro. O tour é monitorado por guias-mirins descendentes de pataxós que falam sobre documentos históricos e explicam detalhes da colonização. O ponto alto da visita é conhecer a réplica de uma das caravelas de Cabral. Complete o passeio com uma visita ao Centro Histórico que fica no alto de uma falésia de frente para o mar. Ali estão o Marco do Descobrimento (estrutura trazida de Portugal por Gonçalo coelho em 1503), a Igreja de Nossa Senhora da Penha e o Museu de Porto Seguro, entre outras construções históricas.

Porto Seguro: Trancoso

Se você quer visitar uma daquelas praias tranquilas, de mar azul e coqueiros verdes emoldurando a paisagem, vale a pena ir para a praia do Mutá. Ela fica a cerca de dez quilômetros do centro, já na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz de Cabrália. Ali, dá para se esticar no sol com calma, aproveitar a paisagem, o mar calmo e pontuado por corais e, de quebra, ainda fazer um passeio de escuna ou mesmo ultraleve!

Mas, diante da movimentada noite de Porto Seguro, muitos acham que sossego não é prioridade. O agito se concentra na Passarela do Descobrimento – ou Passarela do Álcool – onde estão bares, restaurantes e barracas, além de lojas de artesanato e souvenires. Não se preocupe com o horário, pois o comércio funciona durante a madrugada para aproveitar o vai e vem dos turistas.

Guia de destino: Porto Seguro, Bahia.

Deixe um comentário