Nas profundezas de Aruba

Considerado um paraíso para os mergulhadores de plantão, a costa sul de Aruba é um recife de coral com mais de vinte pontos para a prática do esporte, além de onze locais de naufrágios de aviões, rebocadores, navios de carga e de guerra, por exemplo. Se a superfície encanta por suas praias de areia branquinha e paisagens de tirar o fôlego, o fundo do mar não poderia ser diferente. Converse com seu agente de viagens e não deixe de conhecer este outro lado do destino.

O Antilla

Que é possível fazer pequenos mergulhos com snorkel para observar a vida marinha da região, nós já falamos aqui. Mas as profundezas do lugar guardam histórias ainda mais fascinantes. Próximo ao farol Califórnia, em uma profundidade de cerca de 13 metros, encontram-se os restos do navio alemão Antilla, que é considerado o maior naufrágio do Caribe.

Conhecido como navio-fantasma, a embarcação tem cerca de 120 metros de comprimento. E foi afundado por seu próprio capitão, durante a Segunda Guerra Mundial, para que não fosse tomado pelos holandeses. São necessários de 3 a 4 mergulhos para conhecê-lo por inteiro. Aproveite para fazer um deles a noite, o passeio é um espetáculo à parte.

Outros pontos

Para quem quer ver corais, esponjas e peixes de recife, o Kantil Reef é o local ideal para a prática de mergulho. No lado oeste do Recife Barcadera, encontram-se os restos do Jane, um cargueiro venezuelano de 75 metros de comprimento, que afundou em 1988. Para quem quer ver um avião naufragado, próximo de Oranjestad está o YS-11. De fabricação japonesa, o modelo fazia parte da frota Aruba Airlines e está a 27 metros abaixo da superfície. A cabine do piloto continua intacta e é possível nadar por dentro de toda a aeronave.

Deixe um comentário