Com a energia gerada pela natureza, a motivação inspirada por paisagens deslumbrantes e a disposição trazida pelas férias, o arquipélago de Seychelles é um convite irrecusável para a prática de exercícios físicos até aos menos adeptos. Aliás, nesse país formado por 115 ilhas cinematográficas, os esportes, além de movimentarem o corpo, fazem parte da cultura local e são ótimas opções de lazer e turismo para todos os perfis de viajantes. Apesar de o destino ser famoso por suas atividades aquáticas, por lá há ainda uma infinidade de práticas esportivas também em terra firme. E enquanto você escolhe sua modalidade favorita, confira só o aquecimento que o Segue Viagem Digital preparou:
Conhecer a rica e diversificada vida que habita as águas de Seychelles é um dos passeios preferidos dos turistas. E não existe melhor maneira para explorar o fantástico mundo subaquático dessa incrível região do que por mergulhos, que podem ser realizados de dia ou à noite. Tanto nas ilhas de granito, próximas às cidades principais, quanto nas ilhas de coral, mais afastadas dos polos turísticos, diversos pontos ideais para desenvolver a atividade criam um lindo mosaico natural, repleto de cores, formas e espécies da flora e da fauna marinhas. Entre alguns dos moradores que podem ser vistos nas profundezas do arquipélago estão arrecifes, tartarugas, peixes, como o peixe-anjo, o peixe-esquilo e o peixe-borboleta, polvos, lagostas e até o maior tubarão do mundo, o tubarão-baleia.
Mergulho – Seychelles | Crédito: The Seychelles Islands
Além de contar com vários centros de Mergulho PADI, que são organizações que oferecem treinamento e credencial de mergulhador válida no mundo inteiro, em Seychelles é possível ainda praticar o esporte utilizando o snorkel, tubo que permite a respiração na superfície sem a necessidade de sair da água.
Época indicada para mergulhos: de março a maio e de setembro a novembro, quando as temperaturas giram em torno dos 29ºC e a visibilidade pode chegar até 30 metros.
Época indicada para snorkeling: o ano todo.
Mahé – Seychelles | Crédito: Jean Marie Hullot
Os ventos que sopram sobre Oceano Índico, que banha o arquipélago de Seychelles, trazem boas novas para os amantes de esportes que unem o ar e a água, como o surfe, o windsurfe e a vela. Em geral, as praias mais procuradas para realizar tais atividades ficam nas maiores ilhas do arquipélago, que são Mahé, Praslin e La Digue. Como há o controle de acesso a alguns lugares localizados em regiões mais afastadas, realizado pelo governo com o objetivo de preservá-las, é recomendado confirmar a rota antes de definir o roteiro.
Época indicada para surfe/windsurfe: de maio a setembro, que é quando o mar tem mais ondas.
Época indicada para velejar: o ano todo.
Reserva Natural do Vallée de Mai – Seychelles | Crédito:
Andar por um cenário repleto de belezas naturais quase que intocadas pelo homem, como o de Seychelles, é um exercício que faz bem tanto para o corpo quanto para a alma. Portanto, a dica é sair caminhando! Se não souber por onde começar, entre alguns lugares perfeitos para explorar a pé estão as inúmeras praias da região, a Reserva Natural do Vallée de Mai, o templo hinduísta, o jardim de Kot Man-Ya Exotic Flower, o Parque Nacional de Praslin, o Parque Nacional de Silhouette, o Jardim Botânico de Mahé, e muito mais.
Época indicada: de maio a setembro, quando as temperaturas estão um pouco mais amenas.
Já para os aventureiros, não faltam no arquipélago trilhas dos mais diferentes níveis de dificuldade, como a Dans Gallas, que oferece, durante o percurso, vistas panorâmicas maravilhosas; a Glacis Noire, que leva os visitantes para uma torre de incêndio construída em uma colina; a Vacoa Nature Trail, que contorna o rio Dauban; a Mission Lodge, que proporciona uma paisagem incrível das montanhas, do mar e do local onde a Rainha Elizabeth II sentou-se para tomar um chá; entre outras.
Época indicada: de maio a setembro, quando as temperaturas estão um pouco mais amenas.
Quem quer dar uma tacada certeira, o alvo em Seychelles é o Clube de Golfe do país, localizado na ilha de Mahé. Com um campo de 9 buracos, construído em uma antiga área de plantação de coco, o espaço conta também com bar, restaurante e mesa de bilhar disponíveis aos turistas que podem, inclusive, se tornar membros temporários do lugar.
Época indicada: o ano todo.
Pesca esportiva – Seychelles | Crédito: The Seychelles Islands
Para os visitantes que gostam de uma boa pescaria, Seychelles tem mais de 1,4 milhão de km² de área destinada à prática da atividade esportiva, que inclui locais de águas doces e salgadas. Entre as espécies de peixes encontradas estão: marlim, brema, barracuda, peixe-rei, atum e muitas outras.
Época indicada: de outubro a abril.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL