Guarulhos é sede do mais movimentado aeroporto da América Latina – o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – e desponta como importante polo industrial, de comércio e de serviço. Mas a cidade, que segue a dinâmica metropolitana da gigante vizinha São Paulo, também se destaca por outra característica: suas áreas verdes. Dentro dos limites do município estão importantes trechos de Mata Atlântica, reservas e parques que não só têm o papel de preservação, mas também oferecem à população e aos visitantes uma opção saudável de lazer.
Exemplo disso é o Lago Vila Galvão, mais conhecido como Lago dos Patos. Revitalizada e com novo paisagismo, a área é uma ótima opção para uma caminhada ou corrida. E ainda conta com aparelhos de ginástica públicos. Para as famílias, além da opção de aproveitar o parque para brincar e andar de bicicleta, ainda dá para fazer um passeio de pedalinho pelo lago. Ali ao lado está o Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael, que normalmente conta com uma programação gratuita de mostra e outras atividades culturais.
Já o Bosque Maia, como é chamado o Recanto Municipal da Árvore, é uma reserva de Mata Atlântica dentro da cidade. Aberto das 6h às 22h. Conta com uma pista de corrida e caminhada de três quilômetros de extensão, trilhas na mata, quadras de esporte, aparelhos de ginástica públicos, campo de areia, playground e até área para piquenique, recebendo visitantes durante a semana e também aos finais de semana. O parque tem, ainda, um Centro de Educação Ambiental (CEA). Onde são realizadas exposições de arte, encontros de meio ambiente e eventos musicais.
Por fim, outra enorme área verde que vale a visita é o Horto Florestal de Guarulhos. Que tem quase 300 mil metros quadrados. Ali dentro fica a Unidade de Conservação Burle Marx. Onde pesquisadores fazem observação e registro da biodiversidade local, e onde é possível fazer uma trilha monitorada. Se você tiver sorte, consegue até ver alguns dos animais que vivem na reserva, como esquilos, gambás e saguis. A outra parte do parque conta com estufa, viveiros, local para cultivo de sementes, horta. Além de sete pequenos lagos artificiais, galpão para armazenamento de terra seca adubada, centro administrativo e Centro de Educação Ambiental, estrutura toda focada na preservação e na sustentabilidade.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL