Experimente ver o Rio de Janeiro de cima

Voo de asa-delta - Rio de Janeiro

Todo mundo que vai ao Rio de Janeiro, obrigatoriamente, deve subir o Corcovado para ver o Cristo Redentor. Pegar o bondinho do Pão de Açúcar. Tomar uma cerveja ouvindo samba na Lapa. E até passar uma tarde nas praias da zona Sul. São os programas básicos para qualquer turistas que se preze. E que tal fazer algo diferente e ver a Cidade Maravilhosa de um novo ângulo? Isso é fácil, basta marcar um voo de asa-delta!

Voo de asa-delta

A modalidade é praticada no Brasil desde 1974, quando o piloto francês Stephan Segonzac chamou a atenção ao pular do Morro do Corcovado, onde está a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Um ano depois aconteceu o 1º Campeonato Brasileiro de Voo Livre, o que ajudou a popularizar a modalidade. Atualmente, é simples saltar de asa-delta na cidade e atingir velocidades de até 100km/h.

No Rio de Janeiro, os voos de asa-delta são realizados em uma rampa feita de metal e madeira, instalada no Parque Nacional da Tijuca, entre a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita. O pouso acontece na Praia do Pepino. Ou na ampla área gramada da Praça Pepê, ambas no bairro de São Conrado, na Zona Sul do Rio. O acesso à rampa é feito pela Estrada das Canoas, uma via calçada que pode ser transitada por qualquer automóvel em boas condições. A infraestrutura do local conta com lanchonetes e banheiros para atender aos instrutores e passageiros.

Antes de voar de asa-delta é preciso ter uma aulinha básica sobre meteorologia, navegação e segurança. É quando são apresentados todos os equipamentos de segurança e as precauções que devem ser tomadas. O primeiro voo é realizado com um profissional, e recebe o nome de voo duplo de instrução. O equipamento tem o dobro do tamanho de uma asa-delta comum, para que passageiro e instrutor possam ficar conectados. Depois da primeira experiência, o aluno está apto a realizar o voo solo, também chamado de voo de batismo. Aí é possível dar continuidade, se formar piloto de asa-delta e se aventurar voando sozinho por aí, em qualquer lugar do mundo.

Peça para seu agente de viagem marcar o voo de asa-delta para você. E tenha uma experiência inesquecível e uma boa história para contar.

Deixe um comentário