Descubra Cuba: um destino repleto de história

Museo de La Revolución - Havana - Cuba

Uma ilha caribenha com praias de areias claras e mar calmo, de uma cor verde-azulada indecifrável. Cuba poderia ser apenas mais um belo destino no Caribe, se não fosse por sua história e cultura singulares. Ali, os moderníssimos resorts convivem com a complexa Havana. Edifícios, carros, casas e vielas trazem as inconfundíveis marcas do tempo. E passam a sensação de que a distância entre o hoje e o ontem não é assim tão grande.

Pelo centro histórico

Abrindo-se para o mundo pouco a pouco, inclusive se reaproximando dos Estados Unidos, Cuba ainda é um dos únicos do mundo a adotar o socialismo como sistema de governo. E Havana é testemunha de todo este legado. Construções históricas estão por todos os lados e carros antigos circulam tranquilamente pelas ruas. Estando ali, não deixe de passear por Habana Vieja. O centro histórico da capital cubana que foi tombado em 1982 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Afinal, percorrer as suas ruas é como folhear as páginas invisíveis de um grande livro e se ver frente a frente com, que, combinados, formam um panorama único.

Calle Obispo

A calle Obispo é a via central – caminhe por ali para observar os diferentes estilos arquitetônicos dos edifícios, as lojinhas de suvenires e livrarias, repletas de volumes sobre Che Guevara, Fidel Castro e – é claro! – sobre a revolução cubana. Movimentada dia e noite, ali também estão bares e restaurantes, casas de câmbio e um centro de informações turísticas, além de estabelecimentos comerciais locais.

Ainda em Habana Vieja, não deixe de conhecer o Parque de Los Enamorados e sua história sombria. Localizado na região onde termina o Malecón, ali é possível conferir o que restou da Cárcel Colonial. Uma prisão construída em 1834 e para onde foram enviados muitos cubanos. O parque surgiu para homenagear todos aqueles que sofreram no interior dos seus muros. Ao fundo, mais um símbolo da cidade: o Castillo de San Salvador de La Punta. Edificado para proteger a baía de Havana, juntamente com o Castillo de los Tres Santos Reyes Magnos del Morro (ou simplesmente Castillo del Morro) e a Fortaleza San Carlos de La Cabaña.

Quem tiver interesse pode se aventurar no interior dos castelos. Hoje transformados em museus, é possível ver de pertinho diversos objetos das frotas espanholas. De modelos de navios a conhecer como funcionava o comércio de escravos. Na fortaleza, inclusive, é possível presenciar um disparo de canhão. Todos os dias, às 21h, desde o século XVIII, é realizado o que os cubanos chamam de “cañonazo de las nueve”. Vale conferir!

Passando por bairros históricos

A visita a Havana precisa, necessariamente, incluir um passeio pelo Vedado, bairro histórico onde está a Praça da Revolução. Como o nome já indica, o local traz um passado marcado por manifestações e comícios políticos. Muitos deles já liderados pelo aclamado Fidel Castro. O lugar também é imperdível devido às duas imagens gigantes de Che Guevara e Camilo Cienfuegos. Lembranças silenciosas dos dois principais heróis da revolução. Por fim, conheça mais sobre este capítulo tão importante da história cubana no Museo de La Revolución. Instalado na antiga residência do ditador Fulgencio Batista. Marcado por balas, o edifício guarda um acervo de quadros de leitura e pela exposição de uniformes, fotografias, artefatos militares e até veículos blindados da época.

Se a sua viagem for de poucos dias, não se preocupe! Com o ônibus turístico, que tem como ponto de partida no Parque Central, dá para conhecer grande parte da cidade, além de poder descer e subir quantas vezes quiser no mesmo dia.

Deixe um comentário