Itamaracá – Pernambuco | Crédito: Leroc
“Itamaracá é uma ilhada encantada / Lugar mais bonito que vi / Itamaracá é um reino encantado / E todos são reis por aqui” – Itamaracá, Reginaldo Rossi
Um passeio por Recife e Olinda, em Pernambuco
O que fazer em Petrolina, Pernambuco
A Ilha de Itamaracá quase toca o continente. São as águas do Canal de Santa Cruz que separam os dois. Durante os anos de capitania, Vila Velha, fundada em 1534, servia como sua sede. Ali, no povoado, a Igreja Nossa Senhora da Conceição se destaca em meio às casas, mas a vista da região, que dá para o canal e o verde da natureza, figura como o ponto alto. Não se esqueça da câmera fotográfica ou celular, pois vão render lindos registros.
Confira os guias dos destinos em Pernambuco: Fernando de Noronha, Ipojuca, Porto de Galinhas e Recife.
Às margens do canal, cercadas por árvores, estão as ruínas da casa de Padre Tenório, vigário da Ilha de Itamaracá e nome importante na Revolução Pernambucana. Continue percorrendo o canal para chegar ao arrojado Forte de Santa Cruz de Itamaracá, levantado pelos portugueses em meados do século 17. Um fato curioso: a fortaleza também é conhecida como Forte Orange, evidenciando a presença holandesa na região.
Além das atrações históricas, turistas são atraídos para a Ilha de Itamaracá por conta de suas belezas naturais. Águas claras e tranquilas, areias fofas e brancas formam o cenário das praias locais. Aproveite para conhecer a Enseada dos Golfinhos, onde, com um pouco de sorte, é possível observar os animais nadando na região ou a badalada Praia do Pilar que, mais urbana, conta com boa infraestrutura de restaurantes. Ao sul da Ilha, a força das correntes marinhas acabou formando uma ilhota chamada Coroa do Avião, outra opção para passar um dia tranquilo em meio a paisagens exuberantes.
Uma viagem gastronômica por Pernambuco
E aí, partiu seguir viagem para esse museu a céu aberto, cercado de paisagens deslumbrantes?
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL