Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos

*Post publicado originalmente em 26/02/21, mas atualizado às 17h de 22/06/22
Road trip em família shutterstock 405066019

Acima de tudo, viagens curtas têm muito a ver com viagens em família | Crédito: Shutterstock

“Viajo para a vida não fugir de mim”. Esta frase de autoria anônima resume bem a importância de quebrar a rotina de vez em quando, expandir os horizontes e buscar inspiração em novos lugares. Pois o Segue Viagem está alinhado com esse pensamento e incentiva (muito!) a prática de romper o ciclo casa-trabalho-casa. Sendo assim, separamos algumas dicas a fim de motivar você a embarcar em uma nova aventura em toda e qualquer oportunidade.

Mas, ó, antes de seguir viagem, lembre-se: o momento ainda é bastante delicado, portanto cuide-se direitinho e siga todos os protocolos de segurança, combinado? Dessa forma você garante a sua saúde e a saúde das pessoas que você ama.

Como escolher o carro ideal para uma road trip

Dicas para curtir viagens curtas

1. Tire vantagem dos finais de semana

Aos sábados e domingos, não se deixe vencer pelo cansaço da semana e pelo pensamento da chegada da segunda de manhã. Você pode aproveitar e visitar um lugar novo, mudar o cenário, recarregar as energias e fazer valer os dias de descanso.

Os destinos próximos são perfeitos para um bate-volta de carro ou mesmo de ônibus. Ao mesmo tempo, vale a pena ficar de olho nas promoções de passagens aéreas, sobretudo se você tiver um agente de viagens pra dar aquela forcinha. No caso de não poder ir para outra cidade, tente conhecer um restaurante diferente, vá ao parque de um bairro mais distante e por aí vai. É possível mudar de ares tendo em mente essas dicas bem simples.

2. Fracione as férias

Dividir as férias é uma boa pedida para dar um tempo da correria do dia a dia e curtir um bom descanso mais vezes ao longo do ano. Duas férias de 15 dias bem aproveitadas, por exemplo, podem ser uma alternativa, dependendo das políticas da empresa para a qual você trabalha. Caso não seja possível, tudo bem! Volte à sugestão número um e programe uma miniaventura.

3. Concentre-se naquilo que você precisa ou deseja

Em escapadas curtas, menos é mais. Planeje seu roteiro focando nas atividades necessárias ou desejadas, sejam elas relaxar na praia, fazer trilhas, comer algo que ainda não provou ou entregar-se às compras. Afinal, encaixar muitos passeios em poucos dias pode significar não ter tempo de fazer tudo. A ideia é espairecer e voltar com energia e inspirações de sobra para mais uma semana de trabalho.

Mas para onde ir em uma viagem curta?

Fala sério: o Brasil é um prato cheio pra quem quer conhecer um lugar novo. Afinal de contas, nosso país é um dos mais famosos do mundo quando se trata de belezas naturais, acolhimento e gastronomia da boa. 

Mora na capital paulista? Joia! Algumas cidades próximas são Atibaia, Holambra, Itu, Guarujá, Santos, Caraguatatuba, Ilhabela, Campos do Jordão e Campinas. Inclusive, que tal um roteiro de dois dias na bela Campos do Jordão? Tá na mão, é só clicar aqui

Se estiver no Rio de Janeiro, lindo também! Mesmo porque isso significa que você pode visitar Búzios, Angra dos Reis ou, quem sabe, Teresópolis, Petrópolis ou Arraial do Cabo, assim como outros points da Região dos Lagos. Todos esses lugares têm uma beleza ímpar. 

Por outro lado, partindo de Belo Horizonte, dá para seguir viagem para Ouro Preto e a outras charmosas cidades históricas, bem como se aventurar na Serra do Cipó. Caso você tenha um pouquinho mais de tempo, a dica é percorrer a Estrada Real e comprovar ao vivo e a cores toda a riqueza de Minas Gerais. 

Que tal algumas fotos?

Mais alguns destinos que têm tudo a ver com viagens curtas

Vitória, a capital capixaba, por sua vez, pode servir de ponto de partida para conhecer o lindo balneário de Guarapari, assim como a encantadora Rota do Lagarto, em Domingos Martins, a histórica Vila Velha ou o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira.

Quem mora em Curitiba levanta a mão! Maravilha, pois você está a curta distância da colonial Morretes e da catarinense Balneário Camboriú. Já no Nordeste as lindíssimas Canoa Quebrada e Jericoacoara podem ser visitadas a partir de Fortaleza.

Quer mais? O Segue Viagem te ajuda

Gostou? Bom, em primeiro lugar, saiba que os destinos que nós mencionamos aqui foram só para exemplificar como o Brasil é um país rico em beleza – e em opções, é claro! Caso você esteja localizado em outras regiões, não se preocupe. Isso porque nós preparamos um conteúdo exclusivo, recheado de dicas para viagens bate-volta a partir de outras grandes capitais. 

No entanto, aqui vai um conselho: nunca viaje sem o auxílio de um agente de viagens. Sabe por quê? Simples! Esse profissional te dá as melhores dicas – incluindo dicas de roteiros – e ajuda você a escolher uma hospedagem que seja a sua cara. E o melhor de tudo: que caiba no seu bolso. Ou seja: só tem vantagem!

E você, quais são as suas dicas para viagens curtas? Pra onde você gosta de ir pra fugir do dia a dia? Conta pra gente nos comentários! Dessa forma você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. 

4 Comentários

  1. Sempre viajei nas férias de trabalho e aposentado desde 1991, continuei todos os anos saindo da rotina caseira viajando de Manaus-Am com destino ao Rio de Janeiro, onde sempre fui muito bem recebido.
    Após Pandemia fui obrigado suspender o q mais gosto “viajar”.
    Logo tudo vai passar aos meus 84 anos de idade, pretendo conhecer Salvador- Bahia.

    • Gliceria Maria Alves disse:

      Quando tudo passar vá a Salvador! Bahia é tudo de bom! Já fui muitas vezes e voltarei outras tantas!

  2. Miguel disse:

    Recomendo vc procurar em Lauro de Freitas, em Vilas do Atlântico… Lugar maravilhoso e também próximo de Itapuã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0