Gramado – Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock
Tem uma viagem marcada para a Serra Gaúcha e está preocupado com o que está ou não aberto para visitação? Pois saiba que o destino está respeitando uma série de novos decretos estaduais, mas continua aberto para os turistas. Contudo, é válido informar que toda a região da Serra está classificada como bandeira vermelha, pelo menos até o dia 07/12/2020. Mas não encana, não, porque nós vamos explicar tudo pra você a seguir.
De carro pela Serra Gaúcha: saiba o que fazer em Gramado e Canela
Roteiro por Gramado: o que fazer na cidade em três dias
Cascata do Caracol – Canela – Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock
Os restaurantes podem operar com somente 25% de sua capacidade máxima, enquanto serviços de transporte turístico (transfer e passeios) devem respeitar a lotação de 50%. Os hotéis, por outro lado, foram divididos em duas categorias: os que dispõem do selo Turismo Responsável, concedido pelo Ministério do Turismo, estão liberados a funcionar com até 60% de sua capacidade, ao passo que os que não têm o selo estão limitados a 40%.
Setor de viagens ganha selo “Turismo Responsável”; entenda
Já museus, parques temáticos e endereços similares também estão autorizados a funcionar, desde que contem com o selo do MTur. Nesses lugares a capacidade está restrita a 25%. Mas, ó, atenção: só podem funcionar os parques temáticos com ambientes ao ar livre.
Vista do Cânion Itaimbezinho – Cambará do Sul – Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock
Na categoria passeios, vale destacar o Bustour, transporte turístico oficial de Gramado e Canela que percorre os principais pontos turísticos de ambas as cidades. Outras opções no mesmo estilo são: Bustour Illumination Show, inspirado nos clássicos da Broadway, e Bus Bier Tour, ônibus tematizado no qual o público ganha uma caneca de chope e degusta diversos tipos de cerveja artesanal. Além deles, cabe ressaltar os tours “Origens Alemãs”, “Cânion Itaimbezinho”, “Um dia na fazenda” e “Trem e Vinho”, bem como a possibilidade de fazer passeios de helicóptero privativos.
Mundo a Vapor – Canela – Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul | Crédito editorial: Bernard Barroso/Shutterstock.com
Agora, quando o assunto são parques e museus, saiba que muitos deles estão operando. São eles: Alpen Park, Parques da Serra Bondinhos Aéreos, Terra Mágica Florybal, Parque do Caracol, Mundo de Chocolate, Vitivinícola Jolimont, Mundo a Vapor, Mini Mundo, Mundo Gelado, Grupo Dreams (cinco museus), Alambique Flor do Vale, Castelinho Caracol, Museu Egípcio, Museu dos Beatles, Exceed, Museu do Automóvel de Canela e Cristais de Gramado.
Por fim, se o objetivo for aproveitar a estada para curtir um jantar temático, joia! Isso porque os jantares Noite Suíça, Noite Gaúcha e Café Colonial estão disponíveis e mais do que preparados para receber os visitantes em segurança.
E aí, preparado para a sua viagem pela Serra Gaúcha? Lembre-se sempre de contar com a ajuda de um agente de viagens a fim de garantir uma estada sem preocupações. Depois volte aqui pra contar como foi a sua experiência, viu? Assim você ajuda a esclarecer as dúvidas que outros viajantes podem ter ?
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL