Roteiro por Gramado (RS): o que fazer na cidade em três dias

Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Tá procurando um roteiro por Gramado? Encontrou! A gente fez um apanhadão de tudo o que dá para fazer em 72 horas no destino e criou um tour que comprova que é fácil, fácil se apaixonar pela charmosa cidade do Rio Grande do Sul. Sabe o que isso significa? Que não é preciso fazer uma viagem muito longa se o objetivo for sair da rotina. Ou seja: dá para curtir demais em um fim de semana ou feriado prolongado. E essa gaúcha manja muito quando o assunto é entreter. Se animou? Então confira este post até o fim!

6 lugares para passear no Rio Grande do Sul

Primeiro dia: roteiro por Gramado

Antes de mais nada: aproveite o primeiro dia na cidade para conhecer o centro. Partindo da Avenida Borges Medeiros, caminhar até a Rua Coberta é uma excelente ideia para descobrir o que há nos arredores. Ainda mais porque, no trajeto, você passará por muitas lojinhas, bistrôs, bares e cafés.

A Rua Coberta também é palco para eventos e apresentações e uma ótima opção para curtir a noite. Assim como o próprio nome indica, o lugar dispõe de um telhado, podendo ser visitado mesmo em dias chuvosos.

Na região, você ainda poderá visitar o Palácio dos Festivais e a Igreja Matriz São Pedro, localizados na Praça Major Nicoletti – o primeiro sedia a exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino. A alguns passos dali ficam a Praça das Etnias e a Rótula das Bandeiras, onde existe uma estátua do Kikito (símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado), bem como o Lago Joaquina Rita Bier.

Palácio dos Festivais – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Dani Villar/Festival de Cinema de Gramado

Depois de uma pausa para o almoço, faça a digestão andando até o Mini Mundo e contemple as réplicas em miniaturas de construções de todo o globo. Os detalhes são impressionantes. Então, câmeras a postos!

Minimundo - roteiro por Gramado - Rio Grande do Sul | Crédito: Cesar Cardoso

Mini Mundo – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Cesar Cardoso

Saindo do Mini Mundo, a cerca de 20 minutos está o Lago Negro. Aproveite: mais do que um ponto turístico para fazer belas fotos, ali dá para curtir um passeio de pedalinho.

Afinal, o que fazer em Gramado? Veja dicas e diferenciais da cidade

Lago Negro – roteiro por Gramado – Rio Grande do Sul | Foto: Divulgação Trend

Lago Negro – Gramado – Rio Grande do Sul | Foto: Divulgação Trend

A noite é propícia para saborear um fondue ou conhecer um dos inúmeros restaurantes da cidade. Portanto, nada de fazer dieta nesses dias, combinado?

Segundo dia: Canela

Assim como um roteiro por Gramado é imperdível, a oportunidade é perfeita para visitar sua vizinha! Por isso mesmo, a sugestão para o segundo dia é a cidade de Canela. De carro, siga em direção à Avenida das Hortênsias e pare no Mirante de Belvedere para fotografar a vista panorâmica do vale.

Mirante Belvedere Vale do Quilombo - roteiro por Gramado - Rio Grande do Sul | Foto: Ricardo André Frantz

Mirante Belvedere Vale do Quilombo – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Ricardo André Frantz

Ao chegar, visite o Parque do Caracol, casa da Cascata do Caracol, queda d’água com 131 metros de altura cercada por uma bela mata. No local há, ainda, elevador panorâmico (pago à parte), mirantes e trilhas, assim como uma escadaria de quase mil degraus até a base da cascata, só para citar alguns exemplos.

Cascata do Caracol – Canela – Rio Grande do Sul | Crédito: Ricardo Varela (Secretaria de Turismo de Canela)

No parque vizinho, o Parque da Serra, rola fazer um passeio de bondinho que dá vista para a Cascata do Caracol.

Em seguida, vá ao Alpen Park, com montanha-russa, tirolesas, trenó de montanha, cinema 4D, arvorismo, quadriciclos e mirante. Ou, caso queira continuar com o turismo de natureza, dirija-se ao Parque da Ferradura, já que é ali que fica o cânion do Rio Caí.

Alpen Park – Canela | Crédito: Divulgação Alpen Park

Almoce na região central. Depois caminhe até o Castelinho Caracol, uma das primeiras residências da cidade, e a Catedral de Pedra, cartão-postal da Serra Gaúcha. Ou seja: você não precisa de nada além de disposição e um bom par de tênis para visitar esses points.

Catedral de Pedra – Canela – Rio Grande do Sul | Crédito: Tiago Fioreze

Voltando para Gramado, a Avenida das Hortênsias é o endereço de algumas atrações. Por exemplo, você pode passar em uma fábrica de chocolate, como a da Prawer ou da Caracol (Reino do Chocolate), no Museu de Cera Dreamland ou no Hollywood Dream Cars, que expõe modelos antigos de carros.

Quais cidades fazem parte da Serra Gaúcha?

A dica é encerrar o dia com um café colonial, típica refeição alemã que é um verdadeiro banquete, uma vez que contempla bolos, pães, salames e vinhos, entre outros quitutes.

Terceiro dia: neve e atrações a céu aberto

No último dia, aproveite para visitar o GramadoZoo, que está a pouco mais de 10 km do centro da cidade e abriga animais da fauna brasileira. Saindo do zoológico, uma sugestão é fazer uma parada no Le Jardin Parque de Lavanda. Sabe por quê? Com uma área aberta e bem cuidada, tem como foco a plantação de espécies de lavanda.

Para quem gosta de vinhos, vale fazer um tour pela propriedade e conhecer de perto o processo de produção da Vinícola Ravanello. Ao final da visita, aproveite uma degustação maravilhosa.

Tá a fim de conhecer a capital gaúcha? Então descubra o que fazer em Porto Alegre

Próximo da vinícola fica o Snowland, parque de neve indoor perfeito para aproveitar as pistas de esqui, snowboarding e patinação no gelo. Ótima opção também para compras lembrancinhas ou comer um lanche, já que o local tem lojinhas e restaurantes.

Snowland - roteiro por Gramado - Rio Grande do Sul | Crédito: Divulgação / Snowland

Snowland – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Divulgação/Snowland

E é no Snowland, aproveitando a neve artificial e as atividades que ela proporciona, que termina o nosso roteiro por Gramado.

Fomos visitar o Skyglass Canela, na Serra Gaúcha; vem ver como foi

Agora é a sua vez: você já visitou a cidade? À primeira vista, tem alguma outra dica para compartilhar? Conta pra gente nos comentários, pois isso pode ser útil para outros(as) viajantes! Dessa forma a sua viagem ajuda outras pessoas 🙂 E não se esqueça: se for viajar, conte sempre com a consultoria de um(a) agente de viagens. Assim você viaja com a garantia de uma trip tranquila e segura e, ao mesmo tempo, tem a certeza de que estará bem assistido antes, durante e depois do passeio.

1 Comentário

  1. Alix disse:

    Muito importante Ir a visitar Brasil o Pais muito LINDO do sul america

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0