Bioparque Pantanal (MS): conheça o maior aquário de água doce do mundo

bioparque 3

Tá a fim de contemplar de perto diversas espécies da vida marinha? Então você tem que ir ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS) l Crédito: Chico ribeiro

bioparque 4

Fachada do Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS) l Crédito: Bruno Rezende

Não é novidade pra ninguém que o Mato Grosso do Sul é uma das regiões mais privilegiadas do nosso país quando o assunto é riqueza ambiental. Inclusive, você sabia que Campo Grande, a capital, tem o maior aquário de água doce do mundo? Pois trata-se do Bioparque Pantanal, que passou 11 anos em obras e foi aberto ao público recentemente, colocando ao alcance de todo mundo muitas belezas naturais e selvagens do Brasil. E a melhor parte: de acordo com o governo do estado, o ingresso será grátis até 31/12/2022. Maravilha, né? 

Pantanal: tudo o que você precisa saber sobre o destino 

Ficou com vontade de saber mais sobre o assunto? Ótimo! A gente separou as principais informações pra você. Dessa forma, quando você embarcar nessa aventura, já vai ter tudo na ponta da língua. Se liga! 

Bioparque Pantanal: por que vale a pena conhecer 

bioparque 3

Tá a fim de contemplar de perto diversas espécies da vida marinha? Então você tem que ir ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS) l Crédito: Chico Ribeiro

Antes de mais nada, saiba que uma visita ao Bioparque Pantanal deve ser feita sem pressa. Isso porque o complexo tem quase 19 mil m² e, como citamos no início deste post, é dono do maior aquário de água doce do planeta. Ao todo são mais de 5 milhões de litros de água e uma tecnologia que permite o reuso dessa mesma água nos 33 tanques. Cada um desses tanques, aliás, foi projetado para fazer com que o(a) visitante se sinta como em um mergulho em um rio pantaneiro. Portanto, prepare-se para uma experiência bem imersiva 

Para viajar pelo Brasil: veja alguns dos destinos mais bonitos do país 

Os circuitos de aquário, como são chamados, hospedam dezenas das mais variadas espécies marinhas. Por lá você vai encontrar alguns dos peixes mais emblemáticos do país, como por exemplo o Pintado e o Pirarucu. Além disso, este é o único aquário público no mundo a apresentar uma baita diversidade de cascudos originários do Brasil. No geral, são mais de 30 espécies de cascudos, com formas e cores diferentes. 

Vá passeando por entre os enormes aquários com atenção, pois em um deles mora uma das “celebridades” do Mato Grosso do Sul: a sucuri. Se tiver sorte, e o réptil de 3,5 metros não estiver escondido, vai poder ver bem de pertinho esta estrela – e com toda a segurança, claro. 

bioparque 2

Além de oferecer uma experiência única, o Bioparque Pantanal dá uma verdadeira aula quando o assunto é vida selvagem l Crédito: Chico Ribeiro

Ao mesmo tempo, o Bioparque abriga o Museu Gigantes do Passado, cujo “acervo” reúne, como o nome mesmo já indica, animais de grandes proporções que já foram extintos. Este é o caso do fóssil de uma preguiça-gigante, de mais de três metros de altura, um dos destaques do local. Fora esse, há ainda o Museu da Biodiversidade, que conta com mostras itinerantes. 

Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos 

Por outro lado, cabe ressaltar ainda o centro de pesquisa. Afinal, uma das missões do Bioparque Pantanal é ser um local que fomenta o conhecimento. Seu slogan entrega isso de bandeja: “Espaço de experiência e conhecimento”. Em linhas gerais, o complexo detém laboratórios de pesquisa e um núcleo de educação ambiental que realiza ações pedagógicas e projetos científicos para jovens. Atividades experimentais, incentivo à criatividade e compreensão dos fenômenos da natureza são algumas das ações que rolam por lá.  

bioparque

Acima de tudo, quem visita o complexo pode esperar por uma verdadeira imersão na natureza l Crédito: Bruno Rezende

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece? 

E aí, ficou com vontade de conhecer o Bioparque Pantanal? Então tenha em mente que você precisa agendar a sua visita, OK? Entretanto, não encana não e deixe todas essas burocracias com o(a) agente de viagens. Assim você só se preocupa em aproveitar ao máximo a sua viagem para o Mato Grosso do Sul. Porém, caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário aqui ou acesse o site oficial do lugar ? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0