Tá a fim de ir para Portugal? Pois o país dispensou o uso obrigatório de máscaras ao ar livre | Palácio da Pena, em Sintra | Crédito: Shutterstock
Mais de 300 dias depois, ontem (13) foi o primeiro dia sem a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em Portugal. A flexibilização na medida de segurança contra a COVID-19 acontece em um contexto no qual o país europeu está prestes a se tornar o “mais vacinado do mundo”, de acordo com o observatório Our World in Data, da Universidade de Oxford. Vale lembrar que brasileiros já podem ir para o destino, mesmo os que ainda não tomaram a vacina, desde que apresentem teste negativo para COVID-19.
Brasileiros já podem entrar em Portugal; confira exigências
12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
Devido ao cenário mais controlado da pandemia, assim como ao avanço da vacinação, a Direção-Geral da Saúde (DGS), órgão responsável pelas regulamentações na área em Portugal, afirma que vai readequar as orientações. Por ora, vai manter apenas a recomendação do uso opcional de máscaras ao ar livre em “situações especiais, nomeadamente aglomerados previsíveis ou potenciais de pessoas, contextos específicos e situações clínicas particulares”, conforme nota divulgada pela agência de notícias RFI.
Afinal, em quais países brasileiros podem entrar?
Por outro lado, a máscara segue sendo obrigatória dentro dos transportes coletivos, como ônibus e metrô. Ao mesmo tempo, também deve ser usada no interior de órgãos públicos, supermercados, centros comerciais, lojas, cabeleireiros e restaurantes, por exemplo. Nas escolas, o uso é compulsório para educadores e alunos a partir dos 10 anos de idade.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL