Por que ir ao México: um destino onde todos são bem-vindos

Acapulco, Frida Kahlo e burritos são palavras que vêm à mente quando ouvimos falar no México. Mas o país vai muito além e oferece atrações para todos os estilos de viajantes. Seja sua pegada o turismo de natureza, urbano ou gastronômico, o destino é sinônimo de uma viagem completa e inesquecível.

Confira abaixo o que fazer e aonde ir!

Natureza

Cancún – México | Crédito: Shutterstock.com

Banhado pelos Oceanos Atlântico e Pacífico, o México conta com diversas praias para a diversão dos turistas. Relaxar, surfar ou mergulhar, é possível fazer tudo isso e muito mais. Entre os destinos mais procurados pelos amantes do mar estão Los Cabos, Puerto Vallarta, Cancún, Cozumel e Riviera Maya.

Cozumel – México | Crédito: Toby Hudson

Quem deseja contemplar a vida subaquática ao realizar atividades de mergulho e snorkeling ou simplesmente refrescar-se em águas calmas deve visitar Quintana Roo, estado banhado pelo mar caribenho. A região abriga destinos populares, como Cancún e Cozumel. O primeiro ainda recebe muitos viajantes à procura de sombra e água fresca.

Los Cabos – México | Crédito: Chavez Ed

Conhecida como a “Capital Mundial do Marlim”, Los Cabos atrai praticantes da pesca. No inverno, o destino oferece passeios para observação de baleias. Já na primeira metade do ano, o turista tem a possibilidade de nadar com tubarões. Intitulado “aquário do mundo”, o Mar de Cortez é casa de mais de 850 espécies marinhas e também proporciona belos passeios para mergulho.

Puerto Vallarta – México | Crédito: Skeeze

Ao visitar Puerto Vallarta, muitos turistas aproveitam para curtir as atividades de Los Veranos, como caminhadas e tirolesa em meio à natureza. Já a Riviera Maya atrai diversos visitantes por conta das suas cavernas subaquáticas, rios, cenotes, florestas, mangues e as ruínas de Tulum, que contrastam com o mar formando um belo cenário.

Praia de Tulum – Cancún – México | Crédito: Shutterstock.com

Surfistas procuram pela costa do Pacífico, de Baja Califórnia até a região de Oaxaca, onde dá onda. O destaque, entretanto, fica por conta das cidades Puerto Escondido, endereço da popular praia de Zicatela, e Salina Cruz.

Arquitetura

A rica história mexicana também é compartilhada pelas construções espalhadas pelo país. Fãs de arquitetura observarão traços pré-colombianos, coloniais e contemporâneos ao circular pelas cidades. A seguir, alguns destaques do turismo urbano no México.

Guanajuato

Guanajuato – México | Crédito: Rodro

Cidade fundada pelos espanhóis no início do século 16, Guanajuato tornou-se o principal ponto de extração de prata no século 18. Uma viagem a essa época pode ser feita por suas ruas subterrâneas. Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, também abriga construções barrocas e neoclássicas, que resultaram da prosperidade das minas.

Mérida

Mérida – México | Crédito: Andy Funk

Ao visitar a charmosa e colorida Mérida, uma boa ideia é explorar Paseo de Montejo. A arborizada avenida tem certa semelhança com a francesa Champs-Elysées, uma herança da colonização. Antes área residencial de luxo, hoje as mansões da cidade foram transformadas em atrações como museus, casas de shows, hotéis, lojas e escritórios.

Puebla

Puebla – México | Crédito: Carlos Rafael Sanchez Hidalgo

Acolhedora e charmosa cidade tipicamente de colônia, os traços dessa época ficam bem claros nas construções de Puebla. Para conhecer a região, é interessante caminhar pela Calle 6 Sur e contemplar os casarões coloridos. A catedral  é parada obrigatória para uma foto (dica: o prédio em frente à igreja é uma graça).

Pachuca

Pachuca – México | Crédito: Julio Cesar Hernandez Reyes

Um coletivo de arte alemão coloriu a comunidade de Las Palmitas, na cidade de Pachuca. A ação durou catorze meses e diversas casas foram pintadas. Além do impacto positivo no bairro, a área virou um mural artístico a céu aberto bastante fotogênico.

Sítios arqueológicos

Ainda existem, claro, as famosas ruínas e pirâmides, localizadas em sítios arqueológicos, como é o caso de Chichén Itzá e Tulum.

Chichén Itzá – Cancún – México | Crédito: Pixabay

Gastronomia

A rica cozinha do destino mistura a herança de comunidades ancestrais e constante inovação, resultando em sabores variados e deliciosos. Foi assim que o México se tornou o primeiro país a ter a gastronomia considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010.

Culinária mexicana | Crédito: Savor Tonight

Os ingredientes básicos da cozinha mexicana são o milho, o feijão e a pimenta, dando origem a saborosos pratos, como enchiladas e pozoles. Ao visitar o país, não perca a culinária regional de Yucatán, menos picante, e a de Oaxaca, uma das mais conhecidas.

Para mais informações sobre a gastronomia mexicana, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0