Bogotá e Medellín: arte, cultura e sal

Bogotá - Colômbia | Crédito: Shutterstock

Bogotá - Colômbia | Crédito: Shutterstock

Bogotá - Colômbia | Crédito: Shutterstock

Bogotá – Colômbia | Crédito: Shutterstock

Bogotá é o principal anfitrião para os visitantes rumo a diferentes destinos do país. Multicultural e repleto de atrações, o território guarda parte importante da história colombiana. Partindo da Plaza de Bolívar, além de se ter uma bela vista dos montes que a rodeiam o caminho é ótimo para observar edifícios importantes, como o Capitólio Nacional, La Casa de los Comuneros e a Catedral Primada.

Do Parque Santander ao centro histórico

O Parque Santander é uma das áreas mais arborizadas da cidade. Ao lado está o Museo del Oro, que é casa de uma das maiores coleções da metalurgia pré-hispânica do mundo, com um imenso acervo de objetos de metais preciosos, pedras e cerâmicas. Outros que valem a visita são o Museu Nacional e o Centro Cultural Gabriel García Márquez.

A mistura entre a herança colonial e a modernidade pode ser observada quando se caminha da chamada La Candelaria para o Centro Internacional de Bogotá, um dos poucos pontos nos quais há prédios altos. É nesta região que se concentram os lugares mais badalados, perfeitos para quem busca uma noite agitada.

Tudo é sal

A uma hora de carro de Bogotá, Zipaquirá, fundada em 1600, foi um importante centro de comércio de sal. Ali fica a Catedral de Sal, santuário religioso construído em uma mina subterrânea e considerado a primeira maravilha da Colômbia. A catedral integra o complexo do Parque do Sal, que oferece diversas atividades, como escalada, tour pelo parque e a Roda do Mineiro, experiência que proporciona ao visitante vivenciar o trabalho subterrâneo, reconhecer as camadas geológicas e entender o processo de extração do mineral.

Medellín: um charme em forma de cidade

Mdellín - Colômbia | Crédito: Shutterstock

Medellín – Colômbia | Crédito: Shutterstock

Capital do estado de Antioquia, Medellín é um destino apaixonante. Importante polo cultural, a Cidade da Eterna Primavera foi declarada a mais inovadora pelo “City of the Year”, do Wall Street Journal, em 2013. Como uma fênix, a cidade renasceu de um passado turbulento e hoje figura como um dos destinos mais imperdíveis do planeta.

Arte em todo o canto

No centro estão algumas das atrações mais icônicas, como é o caso da Plaza Botero, com obras do artista plástico colombiano Fernando Botero. O bairro de El Poblado é lar de restaurantes, bares e cafés, sendo o point preferido daqueles que a visitam pela primeira vez.

Outro passeio agradável é o Metrocable, espécie de bondinho que interliga as partes baixa e alta da região e que descortina uma vista privilegiada. Na parte alta, o Parque Arví é ideal para respirar ar fresco e curtir um piquenique.

Em seguida, uma voltinha pelo bairro de Santo Domingo, com suas comidinhas típicas e lojas de artesanato, completa o itinerário. Ainda sobra fôlego para visitar o Orquideorama, a imponente Piedra del Peñol e a arte urbana que se espalha por toda Medellín.

Deixe um comentário