Para onde ir na primavera: 5 destinos no Brasil com charme de sobra

Holambra Sao Paulo shutterstock 1190005171

Tá a fim de viajar em breve? Pois então descubra cinco lugares ótimos para ir na primavera | Crédito: Shutterstock

Holambra Sao Paulo shutterstock 1190005171

Tá a fim de viajar em breve? Pois então descubra cinco lugares ótimos para ir na primavera | Crédito: Shutterstock

A primavera chegou a todo o Hemisfério Sul! Trazendo consigo temperaturas mais amenas, na estação das flores as paisagens abrem espaço para grandes campos floridos e as árvores preenchem de cor qualquer cenário. Além de isso dar um up no nosso ânimo, esta transformação da natureza acaba rendendo fotos incríveis.

13 lugares perto de São Paulo para conhecer o quanto antes

Ainda não sabe para onde ir na primavera? Ah, pois então pode considerar este problema como resolvido, porque aqui a gente tem cinco dicas sem erro. Partiu arrumar as malas?

5 destinos superbonitos para quem quer dicas de para onde ir na primavera

1. Campos do Jordão – São Paulo

Parque Amantikir - Crédito editorial: Julio Ricco/Shutterstock.com

Verde e muito charme: conheça o Parque Amantikir, em Campos do Jordão (SP) | Crédito editorial: Julio Ricco/Shutterstock.com

Embora Campos do Jordão tenha ganhado fama em todo o país como um destino de inverno, não se engane: vale muito a pena visitar a região durante a primavera. Isso porque a estação é mais do que propícia para atividades a céu aberto, como por exemplo arvorismo, trilhas e circuitos de bike.

O que fazer em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira

Ao mesmo tempo, a temperatura costuma ser bem agradável, não ficando nem muito frio, nem muito quente. De quebra, prepare-se para ver um colorido especial na cidade. Afinal, há flores e canteiros espalhados por todo o lugar, mas principalmente enfeitando o comércio e a Vila Capivari, o coração do destino.

Lembre-se de incluir no roteiro uma passada pelo Horto Florestal, pelo Parque da Floresta Encantada e pelo Pico do Itapeva.

2. Curitiba – Paraná 

Primavera - Jardim Botânico - Curitiba - Paraná | Crédito: Shutterstock

Além de cartão-postal da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba (PR) é uma das melhores dicas de para onde ir na primavera | Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, Curitiba é chamada por muita gente de “Cidade-Jardim“. Sabe por quê? Simples! A capital paranaense conta com mais de 40 parques e bosques e com um planejamento urbano que visa à preservação ambiental.

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná

Exibindo um dos maiores índices de área verde do Brasil, a região é uma das melhores dicas de para onde ir na primavera, já que coleciona flores e cores nesta época do ano. Só pra se ter uma ideia, seus bosques ganham ainda mais vida com lindas petúnias cor-de-rosa, begônias e dentes-de-leão. Por isso mesmo, tá proibido sair de lá sem visitar a Rua das Flores (ou Rua XV de Novembro), o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, viu?

Além disso, cabe ressaltar que a cidade se destaca ao promover as Feiras Especiais da Primavera e Criança nas praças Osório e Santos Andrade, no centro. Os eventos começaram no último dia 21/09 e vão até 11/10/2022. Passeie sem pressa pelas feiras e aproveite a oportunidade para prestigiar o artesanato e a gastronomia locais, bem como para comprar lembrancinhas para os(as) pequenos(as) para o Dia das Crianças (12/10).

3. Foz do Iguaçu – Paraná

Você sabia que Foz do Iguaçu (PR) é um dos melhores destinos para onde ir na primavera?  Isso porque a vazão das Cataratas do Iguaçu tende a ser maior nesta época | Crédito: Shutterstock

Você sabia que Foz do Iguaçu (PR) é um dos melhores destinos para onde ir na primavera?  Isso porque a vazão das Cataratas do Iguaçu tende a ser maior nesta época | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, pode ser um pouco difícil de descrever o clima em Foz do Iguaçu durante a primavera. A região tende a intercalar dias de calor com dias de temperatura mais amena – e às vezes cai uma chuvinha pra refrescar.

Mas isso definitivamente não tira o seu brilho. Para começar, o mês de novembro é uma das melhores épocas para contemplar a magnitude das Cataratas do Iguaçu, uma vez que a incidência de chuva é menor e geralmente a vazão de água é maior. Sendo assim, pode se preparar para tirar centenas de fotos, porque elas vão ficar lindas!

10 motivos para visitar Foz do Iguaçu, no Paraná

Aliás, o Parque Nacional do Iguaçu como um todo ganha ainda mais beleza nesta época, esbanjando vida. Outra dica que sempre cai bem é emendar com uma visitinha à Puerto Iguazú e admirar o lado argentino das Cataratas. Para uma viagem ainda mais top, considere estender o passeio até Minas de Wanda, na província de Misiones, também em Puerto Iguazú. Em linhas gerais, trata-se de uma mina de extração de pedras preciosas, cujo roteiro inclui caminhar por entre os túneis. O local é todo diferentão e você ainda vai ter a chance de ver de perto ametistas, quartzos e topázios, por exemplo.

Curtiu? Então considere conhecer também as Ruínas de San Ignácio, que datam de 1632 e foram tombadas pela Unesco. Como este fascinante sítio arqueológico também fica em Misiones, dá pra ir até as Minas de Wanda e às ruínas no mesmo dia.

4. João Pessoa – Paraíba 

Praia de Cabo Branco Joao Pessoa Paraiba Credito editorial Cacio Murilo shutterstock 2000724335

Procurando as melhores praias da Paraíba? Pois saiba que Cabo Branco é uma delas | Crédito editorial: Cacio Murilo/Shutterstock.com

Você sabia que João Pessoa é considerada a segunda capital mais verde do mundo? Sim, nada mais justo, considerando que são mais de 47 m² de área verde para cada habitante. À sua frente, apenas Paris, na França. Portanto, já deu pra entender porque a principal cidade paraibana é uma dica excelente de para onde ir na primavera.

No Parque Solon de Lucena (ou Parque da Lagoa), o chão fica forrado de pétalas dos ipês amarelos e acaba se tornando o lugar favorito de muita gente. Fora este espetáculo, que dura mais ou menos um mês, o parque é pontilhado de palmeiras e belos exemplares de Pau-Brasil, Pitombeiras e Castanholas, entre mais de 700 outras árvores.

Pontos turísticos de João Pessoa: 13 dicas imperdíveis pela capital da Paraíba
Melhores praias da Paraíba: 10 dicas para curtir sol e mar em grande estilo

Ao circular por Jampa, nome pelo qual a cidade é carinhosamente chamada, vai ser fácil perceber que a primavera chegou. Isso porque algumas avenidas são bem arborizadas, como as avenidas Ministro José Américo de Almeira e Maximiano Figueiredo.

Ah, sim! Leve roupa de banho e muita disposição para encarar o brilhante sol paraibano em pelo menos uma das muitas praias da cidade. Tambaú e Cabo Branco estão entre as mais populares e valem a visita, embora seja difícil resistir também ao azul-turquesa da Praia de Manaíra. De toda forma, tem uma que não pode ficar de fora de jeito algum: a Praia do Seixas (ou Ponta do Seixas, se preferir). Além de estar a um catamarã de distância de mais de 20 piscinas naturais, sua localização única, no ponto mais oriental do continente americano, concedeu o privilégio de ser o lugar onde o sol nasce primeiro.

5. Holambra (São Paulo), um dos melhores lugares para onde ir na primavera

Acima de tudo, Holambra (SP) é conhecida como a cidade das flores. Portanto, é uma ótima dica de para onde ir na primavera | Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, Holambra (SP) é conhecida como a cidade das flores. Portanto, é uma ótima dica de para onde ir na primavera | Crédito: Shutterstock

Para fechar com chave de ouro, Holambra, a cidade das flores. A pouco mais de 200 km de São Paulo, a charmosa cidade não recebeu o título por acaso. Responsável por grande parte da produção de flores do país, o destino conta com diversos parques e estufas, que na primavera deixam o lugar ainda mais colorido, com mares de flores das mais variadas espécies e cores.

7 lugares para passear no interior de São Paulo

Não à toa, o principal evento da região, a Expoflora, é realizada em setembro. Este ano, ela vai até 25/09/2022 (ou seja, próximo domingo). Para curtir a vibe de bem-estar que se faz presente em toda a cidade, a dica é apostar em um city tour. Afinal, é exigido estar na companhia de um(a) guia credenciado(a) para acessar os campos de flores, o cartão-postal de Holambra.

Apesar de esta ser uma recomendação para todo o ano, ninguém pode sair de Holambra, sobretudo na primavera, sem fazer uma visita ao Moinho dos Povos Unidos. Réplica perfeita dos moinhos holandeses, além de ser um ícone por ali, a vista que se tem de seu topo é magnífica. Quer saber mais? Então acesse agora o post 10 dicas de o que fazer em Holambra, no interior de São Paulo!

E você, para onde você ficou com vontade de ir na primavera? Deixe um comentário, pois a gente vai adorar saber! Por outro lado, se for viajar, faça isso sempre com o apoio de um(a) agente de viagens, viu? Dessa forma você evita todo tipo de perrengue e se preocupa só em curtir o destino 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0