Uma visita às profundezas do Vale do Colca, no Peru

Arequipa - Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Para ir a fundo em uma viagem pela terra natal dos incas, uma parada no monumento peruano Vale do Colca, erguido pela natureza a 4,1 mil metros do nível do mar, precisa estar no roteiro.

Localizado a cerca de quatro horas de carro de Arequipa, é nessa obra de arte a céu aberto onde fica o Cânion do Colca, um dos paredões de pedra mais profundos do mundo, cercado por várias relíquias naturais e históricas. Vamos conhecer algumas delas? Então bora lá!

A visão do Vale

Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Uma paisagem de tirar o fôlego, não só pela altitude, mas principalmente pela imensidão de traços, formas, relevos e cores que contornam e preenchem os abismos que constroem a imagem da região. Composto por montanhas, vulcões adormecidos, construções antigas, águas termais, pequenos povoados e uma grande diversidade de fauna e flora, além de majestoso, o Vale do Colca é ainda uma excelente opção de passeio com diferentes tipos de atividades.

O que fazer em Colca

Arequipa – Peru | Crédito: Viajes Pacifico

Tirando a parte de admirar a vista e registrar muitas fotos, na região também é possível acampar, fazer caminhadas, trilhas e ciclismo de montanha, visitar o mirante da Cruz do Condor, observar condores, alpacas, vicunhas e os animais que habitam as redondezas, tomar banhos em águas termais, passear por vilarejos como o de Chivay, comprar artesanatos típicos, aprender sobre a cultura e a história dos povos locais, apreciar os milenares terraços agrícolas e as inúmeras heranças arqueológicas que resistiram ao passar do tempo e muito mais.

Dicas de viagem

  • Por motivos de segurança, não é recomendado fazer o passeio para o Vale do Colca desacompanhado. O ideal é conhecer o local por meio de agências de viagens ou guias especializados.
  • Como o percurso entre a cidade de Arequipa e a região do vale dura, em média, quatro horas, para evitar que o passeio se torne muito cansativo, o mais indicado é explorar o ponto turístico em, no mínimo, dois dias. Inclusive, alguns povoados ao entorno, como o de Chivay, contam com serviços de hospedagem e restaurantes.
  • Lembre-se que o Vale do Colca é um lugar repleto de penhascos e precipícios profundos, portanto, é importante estar sempre atento enquanto estiver por lá.
  • Com uma temperatura média de 9°C ao longo de todo o ano, não se esqueça de ir bem agasalhado.
  • Aproveite as manhãs para assistir ao show promovido pelos condores nos ares da região. O melhor horário está entre 9h e 11h.

Deixe um comentário