No roteiro dos turistas brasileiros, Lima geralmente serve de escala para as aventuras em Machu Picchu. Mas vale reservar alguns dias para conhecer a capital peruana, já que ela é muito popular pela rica gastronomia e, também, por sua história. Isso porque, antes de servir como matriz do Império Espanhol na América, a cidade foi casa de populações pré-colombianas e até mesmo pré-incas, que deixaram heranças.
Se interessou? Então siga com a gente até o fim do post, pois vamos apresentar algumas dicas de passeios para descobrir os encantos de Lima!
As ruínas de Lima, no Peru
Lima: um passeio pelo charmoso bairro de Miraflores
O ponto de partida para conhecer a cidade pode ficar por conta do centro histórico, fundado em 1535 pelo espanhol Francisco Pizarro Gonzáles. Ele foi o comandante do sequestro e assassinato do último imperador inca. Dada sua importância, a região foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1991.
Plaza Mayor – Lima – Peru | Crédito: Shutterstock
Por lá, você pode circular pela Plaza Mayor (marco da fundação da capital), contemplar o belo Palácio do Governo e conhecer a Catedral de Lima e a Casa da Gastronomia Peruana, museu dedicado à rica culinária do país. Aproveite para tirar muitas fotos, uma vez que as casas avarandadas dão um toque a mais de charme.
Fazer uma parada na Basílica e Convento de São Francisco de Lima é uma boa pedida. O prédio que a sedia, datado do século 17, chama a atenção pela imponência arquitetônica. Já suas dependências abrigam uma grande biblioteca e catacumbas, que serviram como cemitério durante o período colonial.
Quando a fome bater, a Pasaje Santa Rosa, no próprio centro, é endereço de alguns restaurantes que servem o melhor da gastronomia peruana. Depois de uma deliciosa refeição, outro ótimo passeio é fazer uma caminhada até o Museu da Inquisição, cujas visitas guiadas promovem uma imersão na história do país.
Miraflores – Lima – Peru | Crédito: Viajes Pacifico
Ao sair do museu, uma opção é circular pelo bairro de Miraflores, repleto de hotéis, restaurantes, bares e cafeterias. Isso significa que se hospedar na região facilita bastante o acesso a muitas atrações da cidade. Aproveite, ainda, para caminhar à beira da praia e conhecer o Parque del Amor (inspirado no Parque Güell de Barcelona), bem como para fazer compras no Shopping Larcomar. Para a noite, a dica é seguir sentido Barranco, outro famoso bairro de Lima, bem próximo a Miraflores.
É interessante reservar o segundo dia para visitar ruínas.
Huaca Hualla, herança da cultura Lima, figura como o sítio arqueológico de maior destaque da cidade. Ele abriga uma grande pirâmide que, na época do seu descobrimento, continha tumbas, peças têxtis, cerâmicas e até instrumentos musicais. Hoje, um museu ao pé da pirâmide expõe os objetos encontrados. Ou seja: reserve um tempinho para explorar o local com calma.
Huaca Pucllana – Lima – Peru | Crédito: Viajes Pacifico
Por volta de meia hora de caminhada fica Huaca Pucllana, centro cerimonial utilizado, inclusive, para sacrifícios humanos. Seu tamanho impressiona e os objetos descobertos durante as escavações ganharam um museu.
Dependendo do itinerário, ainda dá para visitar Pachacámac, a 40 km ao sudeste de Lima, habitada por várias civilizações ao longo dos anos: Lima, Wari, Yshma e Incas. Construções de diferentes anos e povos, como pirâmides e templos, por exemplo, podem ser observadas no local, que também recebeu um museu com peças pré-colombianas a fim de compartilhar a história das civilizações.
E aí, se animou a visitar Lima durante sua próxima passagem pelo Peru? Então não perca tempo, não, e consulte agora mesmo um agente de viagens. Dessa forma você não precisa se preocupar com nada e tem acesso aos melhores roteiros!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL