O Rio é famoso pelas inúmeras bandas e blocos carnavalescos, que incendeiam os participantes com marchinhas bem conhecidas pelo público. Para participar de qualquer um deles é só se juntar à multidão: a festa é livre de qualquer custo.
Quer uma dica para aproveitar bem a programação intensa? Selecionar de três a cinco blocos por dia, intercalando um e outro com refrescantes banhos de mar. O hábito de usar fantasias é cada vez mais comum e uma das marcas registradas do evento.
Desfilando há quase 100 anos no centro do Rio, o Cordão da Bola Preta é o bloco mais antigo da cidade. E leva consigo uma multidão fantasiada ou vestida de roupas brancas com bolinhas pretas. Outros blocos badalados têm nomes irônicos e divertidos. Suvaco do Cristo, Simpatia é quase amor, Bafo da onça, Cacique de Ramos e Imprensa que eu gamo são alguns deles.
Além das marchinhas, existem ainda opções de blocos temáticos. O Sargento Pimenta presta uma homenagem aos Beatles e, o Brasília Amarela, aos Mamonas Assassinas.
Celebridades, artistas e socialites são figurinhas carimbadas nos luxuosos bailes carnavalescos do Belmond Copacabana Palace, tradicionalíssimo hotel cinco-estrelas da cidade. Contudo, para democratizar o acesso a essas festas, outros bailes começaram a ser organizados, apresentando preços mais baixos ou entrada franca. Um dos destaques é o Baile da Cinelândia, que reúne cerca de 60 mil pessoas em frente às escadarias da Câmara Municipal e convida grandes estrelas do Carnaval para subir ao palco e agitar a galera sem cobrar qualquer tipo de ingresso.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL