Pela fascinante Joanesburgo

Joanesburgo - África do Sul

Joanesburgo – África do Sul | Crédito: South African Tourism

Cada lugar do mundo tem seu encanto especial. Mas poucos exercem tanto fascínio quanto os países africanos, talvez pela combinação bem dosada de tradição, aventura e natureza proposta em seus roteiros turísticos.

O que se pode dizer de uma viagem na qual é possível conhecer centros urbanos pulsantes, visitar atrativos históricos, curtir uma praia, embarcar em passeios náuticos, provar vinhos excepcionais e ainda vivenciar um safári fotográfico com os maiores mamíferos do planeta? Fascinante, para dizer o mínimo.

África do Sul é, atualmente, o país africano com melhor infraestrutura turística e mais estável econômica e politicamente. Joanesburgo é o ponto de partida para conhecer esse destino de experiências inesquecíveis.

Dependendo do tempo disponível, vale fazer um tour pela cidade para ver um mercado de artesanato, o famoso mercado de pulgas ou o imperdível Soweto, um dos distritos segregados onde os negros eram obrigados a morar durante o apartheid.

Na cidade, estão as casas onde viveram Nelson Mandela e Desmond Tutu, dois antigos moradores que lutaram contra o regime segregacionista. Como líder político, o primeiro organizou movimentos de resistência e acabou presidente de um país livre. Já o segundo, na posição de arcebispo da Igreja Católica, enfrentou o clero ao propor direitos civis iguais para todos. Ambos ganharam o Prêmio Nobel da Paz e são importantes personagens da história mundial.

Fundada em 1886 após a descoberta de ouro, a cidade até hoje é o coração financeiro e cultural do país, reunindo opções de lazer, museus, um rico calendário de espetáculos, excelentes restaurantes e uma vida noturna animada. Diferente do que muitos pensam, não é a capital da África do Sul. O centro administrativo do país fica em Pretória, a capital legislativa é Cidade do Cabo e a judiciária é Bloemfontein.

Como pode ver, é impossível não se encantar por um destino tão cheio de história e com atrações que refletem isso. Vale conhecer!

Deixe um comentário