Destination wedding: entrevista com Alcione Gato

Crédito: Arquivo hotel

Casamentos e hotéis são o par perfeito, sim! Executiva explica por que os empreendimentos hoteleiros são uma aposta de sucesso quando a ideia é selar a união em clima de romance e beleza

Destination wedding. Esteja você familiarizado ou não com este conceito, a certeza é uma só: ele chegou com tudo no setor de viagens e Turismo e não pretende abandonar tão cedo a preferência dos brasileiros que sonham em viver seu próprio conto de fadas. Isso porque o “sim” que tem o poder de mudar para sempre duas vidas não tem uma fórmula certa para acontecer, mas sempre pode ter aquela paisagem cinematográfica ao fundo, o mar ou o canto dos pássaros como trilha sonora e uma aura de amor e beleza que dá para enxergar de longe.

No Brasil ou no exterior, não faltam opções de lugares perfeitos para casamentos ao ar livre. E já que toda festa pede por estrutura e serviços de apoio, foram os hotéis e resorts que primeiro perceberam essa tendência como uma oportunidade de negócio – e das boas. Afinal, como dizer não para um lugar que, além de esbanjar acomodações, combina área de eventos, salão de cabeleireiro e opções de lazer?

Geralmente localizados em uma região diferente de onde moram os noivos e seus convidados, os meios de hospedagem oferecem um benefício especial: a realização de celebrações menores e com perfil mais intimista, privilegiando as pessoas mais próximas do casal. E se essa é uma vantagem para os pombinhos, para os participantes, então, nem se fala! Donos de extensas áreas de lazer e mestres na arte de bem receber, os empreendimentos hoteleiros apresentam motivos de sobra para que a festa se estenda por mais de um dia, colocando à disposição dos hóspedes toda a sua infraestrutura e, de quebra, proporcionando uma chance de ouro para quem quiser conhecer o destino ao redor.

Para entender melhor a tendência de trocar a clássica igreja por um hotel à beira da praia ou casar-se em pleno pôr do sol, o Segue Viagem procurou Alcione Gato, gerente-geral da Carmel Hotéis. A rede é referência nacional em conforto e sofisticação e tem experiência de sobra em casamentos, transformando com frequência duas das suas charmosíssimas unidades – Carmel Charme Resort e Carmel Cumbuco Resort –, ambas no Ceará, no palco ideal para comemorações memoráveis.

Alcione acredita que o segmento de destination wedding ainda tem muito a crescer e que tudo começa com uma parceria mais próxima entre hoteleiros e agentes de viagens. Você está convidado a conferir essa entrevista na íntegra e a incorporar cada uma das respostas ao seu dia a dia, incrementando suas vendas. Bora lá?

Crédito: Arquivo hotel

SV: A celebração de casamentos em hotéis e resorts no Brasil e no mundo tem experimentado crescimento significativo. A que você atribui este crescimento?

À facilidade de se ter todos os serviços vinculados ao casamento – tais como celebração, recepção e festa – em um único espaço e, principalmente, à beleza dos lugares onde os hotéis e resorts estão localizados. Não existe uma vantagem única em comemorar o grande dia em um meio de hospedagem, mas, sim, todo um contexto, realçado, é claro, pelo extenso leque de serviços que esses empreendimentos oferecem.

SV: Como você descreveria o perfil dos casais que optam por uma cerimônia desse tipo?

São casais que amam o diferente, que querem sair da rotina dos casamentos tradicionais. Eles priorizam a natureza, procuram por lugares paradisíacos e, ao mesmo tempo, estão em busca de serviços diferenciados para celebrar esse momento tão especial.

SV: As cerimônias realizadas nos hotéis têm valor legal ou são apenas simbólicas?

Depende. Quando um juiz de paz está presente, elas são legais. Por outro lado, quando a cerimônia conta apenas com a bênção de um religioso, seu valor é somente simbólico.

SV: Que tipo de diferenciais a rede Carmel oferece para a realização desses eventos? Essas cerimônias e “pacotes matrimoniais” são disponibilizados em todas as unidades?

A celebração de casamentos pode ser realizada no Carmel Charme Resort, em Aquiraz (CE), ou no Carmel Cumbuco Resort, em Cumbuco, também no Ceará. Casar-se tendo a natureza como pano de fundo é o sonho de muita gente e, mais do que o cenário de pura beleza oferecido por ambas as unidades, vale ressaltar também a localização estratégica, já que as duas estão a curta distância da capital Fortaleza, para onde há a facilidade de voos de todos os lugares do Brasil e de grande parte da Europa e das Américas. Em nossos resorts não trabalhamos apenas com as cerimônias: a realização de casamentos engloba cada um dos nossos serviços de hotelaria, os quais contemplam a hospedagem propriamente dita e toda a nossa estrutura de Alimentos & Bebidas. Além disso, concedemos cortesias para a noite de núpcias e mimos diferenciados para os noivos e seus convidados ao longo de toda a estada.

SV: Como os hotéis e os agentes de viagens podem trabalhar em conjunto para alavancar ainda mais este segmento?

O que nós percebemos é que muitos agentes de viagens ainda não conhecem a fundo os serviços que hotéis e resorts disponibilizam para essa parte de casamentos. É por isso que, ao longo deste ano, vamos ampliar a divulgação desses serviços. Há outros hotéis com infraestrutura e serviços voltados a matrimônios, mas que são exclusivos para adultos, enquanto nossos resorts aceitam crianças de todas as idades. Esse tipo de informação precisa estar na ponta da língua dos agentes.

Deixe um comentário