Descubra Cuba pela boca

Mojito - Havana - Cuba

A cultura riquíssima é uma das coisas que faz com que quem visita Cuba volte encantado com sua viagem. E a culinária, claro, faz parte disso. A mistura de ingredientes locais com influências espanhola e africana resulta em deliciosos pratos de peixes e frutos do mar, devido à localização do país (que é uma ilha entre dois ricos oceanos), ou carnes (de porco ou de vaca), acompanhados de hortaliças, arroz, feijão, banana e mandioca – que lá se chama yuca.

Dentro de tantas possibilidades de combinações, o Ajiaco é considerado o prato principal da gastronomia cubana. Trata-se de um nutritivo ensopado, fruto da combinação entre os produtos mais característicos da ilha: carne de porco, arroz, yuca, milho, batata doce e abóbora. O tempero é à base de cebola, tomate, alho, salsinha, sal, pimenta, lima e açafrão.

O melhor da gastronomia local

Os ensopados, guisados e sopas são bastante comuns no destino. Sendo geralmente consumidas com arroz branco ou gofio – um tipo de farinha de milho proveniente das Ilhas Canárias. Entre outros quitutes populares também estão: milho cozido, sopa de milho, caldosa – uma sopa feita com tubérculos e carnes –, e os ensopados de feijões brancos espanhóis. Já as carnes são normalmente servidas com molhos leves, sendo o mais comum o Mojo ou Mojito (não, não é o drinque, ok?). Ele é preparado com azeite, alho, cebola, orégano e laranja amarga ou suco de limão.

Para acompanhar, bebidas coladas (que são tomadas em pequenos goles pelo sabor intenso e amargo) e café. Além dos drinques eternizados por Ernest Hemingway: o daquiri e o mojito, ambos à base de rum e frutas cítricas. Estes coquetéis podem ser provados nos locais em que, diz-se, o escritor norte-americano tinha como seus favoritos. O Restaurante Floridita, em Havana Velha, é o berço do daiquiri. E a Bodeguita del Medio, que oferece, além dos mojitos, os famosos habanos, os charutos típicos da ilha.

Deixe um comentário