Arequipa, a segunda maior cidade do Peru, pode ser definida pelas seguintes palavras: encantos naturais e charmosas construções coloniais. Situada no sul do país, fica entre as montanhas da Cordilheira dos Andes e aos pés dos vulcões Misti, Pichu Pichu e Chachani. A diversidade geográfica do destino é tamanha que ainda engloba dois dos cânions mais profundos da Terra: Catahuasi e Colca.
Vale Sagrado e Arequipa: dica de tour pelo Peru
Grande parte das construções do centro histórico foi construída com sillar, espécie de pedra branca vulcânica porosa. Daí o apelido Cidade Branca. A beleza e a importância cultural da região colocaram esta parte de Arequipa na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.
Ao deixar o aeroporto da cidade, aproveite para passar no Mirante Carmen Alto, localizado no caminho para o centro histórico. Isso porque dali se tem uma estonteante vista panorâmica de Arequipa. Se bater aquela fome, não se preocupe, porque o local ainda conta com uma lanchonete.
Comece o passeio pela Plaza de Armas. Praticamente toda cidade de origem espanhola tem uma, sendo que às vezes ela é chamada de Praça Maior. A de Arequipa está entre as mais bonitas do Peru. O design paisagístico, as palmeiras, os bancos e os prédios que margeiam a praça complementam o charme do lugar.
Ao seu redor fica a Catedral de Arequipa. Construída em 1656, teve suas instalações originais danificadas por incêndios e terremotos, criando a necessidade de passar por reformas e revitalizações.
Do outro lado da praça fica a Iglesia de la Compañía, complexo erguido por jesuítas com propósitos religiosos e para moradia. Seu interior abriga pinturas da Escola de Cuzco e um altar dourado dedicado ao fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, bem como a Jesus e Maria, retratados em sua estrutura. A Capilla de San Ignacio figura como o ponto alto da visita do complexo. Afinal, a imponência e os detalhes da fachada desta capela encantam não só amantes de arquitetura, mas todos que a visitam.
Ainda na região, dedique um tempinho para conhecer o Museu Santuários Andinos, já que ele é a casa da Juanita, famosa múmia de uma garota inca que foi sacrificada como oferenda aos deuses.
A construção mais icônica das proximidades é a do Mosteiro de Santa Catalina. Aberto em 1580 a fim de receber freiras, idosas e educar crianças, parece mais uma cidade. Suas dependências abrigam ruas, praças, claustros, pinturas e peças de arte sacra, por exemplo.
Arequipa: conheça o Monastério de Santa Catalina
Para quem deseja ver o grandioso vulcão Misti mais de perto, existem passeios que levam até suas encostas. Ou seja: contrate os serviços de uma agência de viagens especializada em passeios regionais e garante assistência antes, durante e depois da aventura. Não perca essa oportunidade, pois assim você poderá guardar a imagem desse símbolo imponente por meio de fotos e lembranças.
Vem ver: dicas para organizar suas fotos de viagem
Além das belas construções coloniais que deram o apelido à cidade, Arequipa tem uma culinária reconhecida mundialmente. Portanto, vale a pena aproveitar a passagem pela cidade para visitar o Mercado San Camilo, repleto de barraquinhas vendendo os mais variados produtos: frutas, geleias, carnes e pães, que podem ser comprados ou mesmo consumidos nos restaurantes e cafeterias do local.
Por falar em gastronomia, que tal provar os pratos típicos da região? Veja algumas sugestões a seguir:
– Rocoto Relleno: pimentão recheado com carne e queijo, acompanhado por batatas cozidas.
– Solterito: salada preparada com queijo fresco, fava, cebola, azeitona, tomate e pimentão.
– Pebre: sopa de cordeiro, carne de vaca e carne seca de carneiro.
– Ocopa: batatas servidas com molho de queijo fresco, fava, cebola, azeitona e pimentão.
– Chupe de camarões: sopa de camarões preparada com leite, ovo e especiarias.
– Adobo arequipeño: carne de porco cozida e temperada com milho fermentado e especiarias.
– Queso helado: sorvete à base de leite, canela, coco e especiarias.
– El sanguito: doce feito de trigo, passas, mel de rapadura, leite e manteiga.
E agora, se animou a visitar Arequipa? Então consulte um agente de viagens e comece a planejar desde já a sua próxima aventura! Caso já tenha tido a chance de conhecer a região, deixe um comentário. Dessa forma você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL