GOL e LATAM passam a exigir máscara; confira cidades onde o uso é obrigatório

shutterstock aeroporto covid19

Crédito: Shutterstock

Pensando na melhor maneira de garantir a segurança de seus clientes, as empresas aéreas GOL e LATAM passarão a exigir o uso de máscaras por seus passageiros – adultos e crianças – a partir do dia 10/05. A medida, que está sendo adotada por diversas companhias ao redor do mundo, também atende às recomendações dos órgãos brasileiros.

COMO FUNCIONARÁ?

Para poder embarcar, cada passageiro deverá levar suas próprias máscaras, pois as companhias não disponibilizarão os itens.

A norma já está em vigor para os colaboradores de ambas as empresas, que estão usando máscaras e luvas, e é apenas mais um dos procedimentos de saúde e segurança recomendados, que incluem: distanciamento social no embarque e a bordo, fechamento das salas VIPs dos aeroportos, suspensão do serviço de cabine e intensificação na higienização dos aviões. Além disso, as duas empresas orientam que o check-in seja realizado preferencialmente pelo site ou aplicativo.

ONDE MAIS É OBRIGATÓRIO USAR AS MÁSCARAS?

Para reforçar as medidas de segurança e conter a epidemia, alguns lugares no Brasil estão publicando decretos que obrigam ou recomendam a utilização de máscaras em ambientes públicos. Anote aí: nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe todas as cidades exigem o uso.

Nos demais estados, a obrigatoriedade é válida somente em determinados municípios. São eles:

Amazonas: Itacoatiara, Manaus, Parintins e Presidente Figueiredo;

Espírito Santo: Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim e cidades da Grande Vitória;

Mato Grosso do Sul: Campo Grande;

Pará: Belém, Marabá, Santarém e Tucuruí;

Rio de Janeiro: Araruama, Areal, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jardim, Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Macaé, Magé, Miracema, Niterói, Paraíba do Sul, Petrópolis, Pinheiral, Resende, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda;

Roraima: Boa Vista;

Tocantins: Aguiarnópolis, Angico, Aragominas, Araguaína, Arraias, Bandeirantes, Barra do Ouro, Brasilândia, Brejinho de Nazaré, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Campos Lindos, Carrasco Bonito, Centenário, Colinas, Colmeia, Couto Magalhães, Darcinópolis, Dianópolis, Dueré, Filadélfia, Goiatins, Gurupi, Ipueiras, Itacajá, Itaguatins, Jaú do Tocantins, Juarina, Lagoa da Confusão, Maurilândia, Monte do Carmo, Natividade, Nazaré, Nova Olinda, Nova Rosalândia, Palmas, Palmeirante, Paraíso do Tocantins, Pau D’arco Pedro Afonso, Pindorama, Piraquê, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Recursolândia, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Silvanópolis, Sítio Novo, Talismã, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.

E NO EXTERIOR?

Além do Brasil, muitos outros destinos apresentam algum tipo de obrigatoriedade na utilização de proteções. Confira:

– Angola
– Alemanha
– Argentina (Buenos Aires)
– Áustria
– Barém
– Benin
– Bulgária
– Burkina Faso
– Catar
– Camarões
– China
– Cingapura
– Colômbia
– Coreia do Sul
– Cuba
– El Salvador
– Emirados Árabes Unidos
– Equador
– Eslováquia
– Eslovênia
– Estados Unidos (Nova York)
– Etiópia
– Filipinas (Manila)
– França (a partir de 11/05/2020)
– Gabão
– Geórgia
– Guiné
– Guiné Equatorial
– Honduras
– Índia (Bombaim e Nova Délhi)
– Indonésia
– Itália (Lombardia)
– Israel
– Lagos
– Líbano
– Libéria
– Lituânia
– Luxemburgo
– Paquistão
– Polônia
– Quênia
– República Democrática do Congo (Kinshasa)
– República Tcheca
– Romênia
– Ruanda
– Rússia
– Serra Leoa
– Turquia
– Ucrânia
– Uzbequistão
– Venezuela
– Zâmbia

Vale ressaltar que cada país pode apresentar uma regra específica para a utilização da máscara, sendo exigida apenas em determinadas regiões, locais públicos abertos e fechados, comércios e transportes, por exemplo. A dica é ficar de olho nas notícias e seguir todas as orientações.

Os comentários estão encerrados.