7 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

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Interagir com o público é primordial para aumentar o engajamento no Instagram | Crédito: Shutterstock

Ei, você sabia que o Instagram é uma vitrine e tanto para as empresas em geral, mas principalmente para as agências de viagens? Isso porque, por meio de vídeos e de fotos, a plataforma é perfeita para apresentar destinos de cair o queixo e, assim, chamar a atenção de um potencial viajante. Logo, nada melhor do que usar o poderoso Insta a seu favor, né? As vendas agradecem! Para te dar uma força nessa aventura on-line, nós elencamos aqui 7 dicas para aumentar o engajamento no Instagram. Confira!

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Dicas para aumentar o engajamento no Instagram

1. Use e abuse dos stories e do Reels

Tá a fim de aumentar o engajamento no Instagram? Então aposte nos stories e no Reels | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de bombar no Instagram? Então aposte nos stories e no Reels | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, guarde bem essa informação: os stories são ótimos para divulgar promoções e conteúdos. Ali você pode criar publicações com figurinhas, hashtags, perguntas, enquetes, GIFs, testes, contagem regressiva e mesmo com música. Dá até para marcar algum cliente específico utilizando o recurso “@menção”. Em linhas gerais, os stories são excelentes porque favorecem o engajamento e, ao mesmo tempo, fortalecem sua marca na timeline de muita gente.

Neste sentido, outro grande aliado é o Reels. Recurso relativamente novo, permite que você crie vídeos bem curtinhos (até 15 segundos) e brinque com efeitos sonoros e visuais a fim de chamar a atenção das pessoas. Para resumir, é uma forma de produzir conteúdo de um jeito divertido e descontraído. E isso vale pra tudo: pra assuntos que visam informar algo sério ou para arrancar algumas risadas. Se você tá a fim de aumentar o engajamento no Instagram, comece com essas duas opções e depois conte pra gente qual foi o resultado!

2. Utilize hashtags certeiras para o seu tema

As hashtags são boas aliadas quando se trata de potencializar o alcance do seu post no Instagram. Porém, todas elas devem estar vinculadas ao seu conteúdo de alguma forma. Ou seja: não adianta nada lotar o post com # que não tenham a ver com o produto ou serviço que você quer divulgar, combinado? Além disso, a dica é tentar usar hashtags fixas nos seus posts, de forma que elas se repitam na maioria deles. Isso ajuda a criar um “tema”. Como a gente tá falando de turismo, vale apostar em #viagem, #lazer e #turismo, por exemplo.

Ah, e muito importante: nem oito, nem 80, tá? Use entre cinco e 15 hashtags por post, atentando-se sempre àquelas mais populares (de preferência com mais de 100 mil). Por outro lado, elas podem ser muito úteis para criar um nicho. Portanto, vale a pena ficar de olho também nas hashtags mais específicas (abaixo de 100 mil), desde que tenham relação com a mensagem que você quer passar.

3. Reposte as publicações do seu público/dos seus seguidores

Para aumentar o engajamento no Instagram: compartilhe uma experiência de sucesso: republique os posts que os seus seguidores te marcarem | Crédito: Shutterstock

Compartilhe uma experiência de sucesso: republique os posts que os seus seguidores te marcarem | Crédito: Shutterstock

Nada como um cliente satisfeito para incentivar outros clientes a comprar, certo? Certíssimo! Essa lógica também vale para as redes sociais. Isso significa que, se o seu cliente ou um dos seus seguidores fizer algum post marcando a sua empresa, é sempre muito legal quando você republica este conteúdo nas suas redes sociais. Dessa forma você não apenas reforça a credibilidade do seu produto ou serviço, como também demonstra carinho para com quem já conhece e já gosta de você. Então já sabe: não pense duas vezes em republicar esse tipo de conteúdo.

4. Sempre interaja com o público

Interagir com o público é primordial para aumentar o engajamento no Instagram | Crédito: Shutterstock

Interagir com o público é primordial para aumentar o engajamento no Instagram | Crédito: Shutterstock

Continuando um pouco na linha do repost, outra ação infalível para aumentar o engajamento no Instagram é interagir com os seus seguidores. Simples assim. Respostas rápidas no direct e nos comentários feitos nos posts mostram que você está sempre disposto a conversar e, acima de tudo, a apresentar a melhor solução para o cliente caso ele tenha alguma queixa. Respeitar e manter esse diálogo mostra, no mínimo, que você se importa com o que ele tem a dizer.

Isso sem contar o fato de que, assim, você comprova para o algoritmo do Instagram que o seu perfil e os seus posts são relevantes, já que tem bastante gente engajando com o seu conteúdo.

5. Aposte na frequência de posts

Pra quem leu a entrevista que fizemos com a diretora de Marketing do B2B da CVC Corp, que foi justamente sobre como bombar nas redes sociais, essa dica aqui não vai ser novidade. Mas não tem problema, não, porque é sempre bom reforçar!

A frequência de publicação é mais um fator de peso para o seu êxito no Instagram. Afinal, dificilmente uma pessoa vai se sentir tentada a comprar de alguém que não publica nada há semanas, certo? Então, para evitar essa bola fora, crie um calendário de posts regulares e mantenha todos eles bem amarrados com você e com o que você tem a oferecer. Isso permite que você antecipe a criação dos seus conteúdos – qualidade é sempre fundamental! – e demonstra para o usuário que o trabalho que você desempenha é sério e contínuo.

6. Defina os horários em que os seus posts vão ao ar

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Programe a publicação dos seus posts para os horários em que os seus seguidores estão usando o Instagram | Crédito: Shutterstock

Ainda falando sobre a importância de manter um calendário de posts, tenha em mente que existem os melhores horários para fazer as suas publicações. Como assim? Bom, as pessoas não ficam 24 horas por dia no Instagram, né? Portanto, acompanhe pelas métricas do seu perfil quais são os horários de maior movimentação dos seus seguidores e tente colocar os seus posts no ar nesses momentos.

Os picos de acesso costumam ser às 12h, às 18h e às 21h, mas, como essa informação oscila bastante de acordo com o perfil, gaste um tempo estudando qual é o comportamento dos usuários que seguem você. Lembre-se: o seu perfil é único, então você só tem a ganhar ao aperfeiçoá-lo.

7. Crie conteúdo de qualidade

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Um conteúdo de qualidade é aquele que chama a atenção das pessoas | Crédito: Shutterstock

Por fim, e o mais importante de tudo, o conteúdo. Não tem como falar em dicas para aumentar o engajamento no Instagram e não mencionar o conteúdo.

Anote aí: além de escolher uma bela imagem para ilustrar o seu post, é essencial falar sobre o que você está apresentando ao seu público. No caso de viagens, conte um pouco sobre o destino, fale sobre as regras locais, cite algumas curiosidades. Suscite o interesse das pessoas com informações relevantes e verídicas (nada de fake news, por favor!). Entregue ao seu cliente os dados que ele quer saber e, dessa forma, ajude-o a escolher o destino certo para as suas próximas férias. E mostre que você manja tudo do assunto, claro, e que ele pode confiar em você e no seu trabalho!

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E aí, o que achou das nossas dicas para aumentar o engajamento no Instagram? Agora é partir pra parte prática: capriche no seu perfil, compartilhe fotos incríveis e crie conteúdo de primeira. Depois vem aqui contar pra gente se deu certo. O seu comentário pode ajudar a esclarecer as dúvidas de muita gente!

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