Carnaval: conheça as populares festas de Salvador

Carnaval em Salvador

Além da vocação para o turismo e do extenso patrimônio histórico encontrado em cada esquina, Salvador recebeu da Unesco o título de Cidade da Música. E um destino com tamanha honraria e repleto de praias lindíssimas, construções coloniais charmosas e sabores incomparáveis tem tudo para ser também o palco perfeito para aquela que é a maior celebração brasileira: o Carnaval. Então, como os nativos mesmo dizem, “sorria, você está na Bahia”!

Fundunço e Fuzuê

Na deliciosa capital baiana o calendário de festas tem início uma semana antes da abertura oficial do Carnaval. E se você não souber por onde começar, recomenda-se os blocos Furdunço e Fuzuê, populares pela animação e pelo extraordinário número de pessoas que atraem.

E nada de ter apenas um estilo musical ecoando pelas ruas e avenidas: os dois tocam axé, fanfarra, rap, marchinhas e reggae e têm até bandas de percussão. Ambos são livres de corda, ou seja, para curtir basta se juntar aos demais foliões.

Carnaval para todos

A festa soteropolitana é organizada em três circuitos – os grandes favoritos são o Osmar e o Dodô. O primeiro, também conhecido como Campo Grande, percorre 4 km entre a praça de mesmo nome e a Praça Castro Alves, reunindo as mais impressionantes edificações da região e vibrando sob o embalo de grandes ícones brasileiros, como Asa de Águia e Olodum. Já o Dodô (ou Barra-Ondina) contempla um trajeto de 4,5 km e combina a animação dos blocos puxados por artistas populares, como Claudia Leitte, Daniela Mercury e Banda Eva, com uma lindíssima vista para a Baía de Todos-os-Santos.

É no Pelourinho, coração da capital baiana, que famílias com crianças vão pular Carnaval. Isso porque, ali, a trilha sonora fica por conta das fanfarras, das marchinhas e dos bloquinhos, criando uma atmosfera menos agitada: este é o circuito Batatinha, sem desfiles, trios elétricos e abadás.

Você se amarra em Salvador? Então clique aqui para acessar mais posts sobre destino. 🙂

Deixe um comentário