De Alentejo, em Portugal, a uma viagem para as estrelas

Alqueva - Portugal

A pequena cidade de Monsaraz, na região do Alentejo, tem na paisagem seu ponto forte. Durante o dia, viajantes contemplam o cenário formado por campos de sobreiros, oliveiras e o Lago Alqueva. Com a chegada do anoitecer, o céu ganha um tom azul petróleo pontilhado por milhares de estrelas e proporciona um espetáculo natural.

Turistas fascinados por estrelas, planetas, galáxias e observação de fenômenos como eclipses e chuvas de meteoros procuram Monsaraz pela garantia de boas condições para observação do céu sob o Lago Alqueva.

Alqueva – Portugal | Crédito: Shutterstock.com

A área, inclusive, é certificada e registrada como reserva Dark Sky (Céu Escuro) pela Fundação Starlight, entidade dedicada à conservação da iluminação natural (e escuridão noturna como resultado) de regiões com baixa densidade urbana. Afinal, quanto mais escura e limpa a região, melhor a visibilidade.

Alqueva – Portugal | Crédito: Shutterstock.com

Pensando em proporcionar a melhor experiência para seus hóspedes, os alojamentos da região contam com equipamentos adequados para a atividade de observação, como telescópios, e ajustam os horários das refeições. Os munícipios ao redor ainda reduzem as luzes públicas com o objetivo de preservar e apoiar a área e a contemplação do céu. Já os turistas aproveitam para andar a cavalo, fazer um passeio de canoa no lago ou até mesmo apreciar um pouco de vinho sob a luz das estrelas.

Agora é só separar binóculo, câmera, tripé e lentes adequadas para tirar belíssimas fotos e #PartiuAstroturismo!

Deixe um comentário