Marco norte-americano, a Estátua da Liberdade é, com certeza, o ponto turístico que melhor caracteriza Nova York, estampando cartazes, outdoors e estrelando filmes com uma frequência quase assustadora. Vê-la de perto é um passeio praticamente obrigatório, principalmente para quem visita a cidade pela primeira vez.
Para chegar até o monumento é necessário antes embarcar em uma balsa que parte de Battery Park, parque localizado no sul de Manhattan. A estátua fica na Ilha da Liberdade e o percurso até ela dura em média 15 minutos. De longe já é possível vê-la, o braço erguido com a tocha riscando o céu, marcando a sua presença na cidade de Nova York.
A ilha vizinha a que abriga o monumento, Ellis Island, serviu como posto de inspeção de imigrantes que chegavam aos Estados Unidos entre 1892 e 1954. A estimativa é de que 12 milhões de estrangeiros tenham passado por ali durante o período para uma espécie de triagem que decidia se estavam ou não aptos a permanecer no país e viver o tão desejado sonho americano.
A parada em Ellis Island é ideal para quem se amarra em história, pois o Museu da Imigração existe justamente para mostrar como era o cotidiano desses imigrantes, que viviam na Terra do Tio Sam uma maneira de recomeçar as suas vidas.
Por isso, a Estátua da Liberdade, junto as lembranças históricas da região, transmitem uma forte mensagem de liberdade que domina toda a paisagem ao redor.
Já foi para Nova York? Conte para nós a sua experiência 🙂
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL