Pouco mais de 100 km separam Gramado de Bento Gonçalves. O destino propõe muitas atividades, por isso, é ideal reservar mais de dois dias para aproveitar bem. Só de rotas temáticas a cidade conta com cinco opções diferentes, além dos diversos pontos que você não pode deixar de conhecer, como a Epopeia Italiana, parque temático que narra a história verídica de um casal de imigrantes italianos. Confira alguma das rotas que encontrará por lá e embarque nesta viagem cheia de aventura e com gastronomia de primeira.
Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul | Crédito: Giordani Turismo
Ocupando uma área de 82 km quadrados, o Vale dos Vinhedos está entre as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Considerado o paraíso para os enólogos de plantão, a rota inclui algumas das vinícolas mais famosas do Brasil, como Casa Valduga, Angheben, Don Laurindo e Cave de Pedra. Vale a pena fazer o tour pelos vinhedos e degustar os saborosos vinhos produzidos na região. O vale ainda possui outros atrativos, como restaurantes, lojas com o melhor do artesanato, queijos, compotas e doces feitos pelos locais.
Cantinas e armazéns são algumas das atrações que fazem parte da rota das Cantinas Históricas, contando com cerca de cinco quilômetros de muita história e cultura. Uma ótima pedida é fazer um passeio pela Vistamontes Sucos Naturais e degustar seus deliciosos sucos (o de uva branca é um dos favoritos dos turistas). Para quem não abre mão de visitar um produtor de vinhos e espumantes, a dica é o Montevino Espumantes Estrelas do Brasil. O Armazém das Cantinas Históricas e Di Lemos Trattoria são excelentes opções para quem quer experimentar a culinária local e, de quebra, levar para casa deliciosos salames, queijos e biscoitos, por exemplo. Quem viaja com criança não pode deixar de visitar o Dal Pizzol Vinhos Finos e Parque Temático, pois, além do tour pela vinícola, o lugar dispõe de parquinho infantil, criação de animais e um belo jardim. Para encerrar o tour, tenha um vislumbre de toda a extensão da rota no Mirante do Campanário.
Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves | Crédito: Giordani Turismo
Cortando a área rural da cidade, não deixe de passar pelos sete quilômetros de extensão da rota Caminhos de Pedra, um dos passeios mais famosos e tradicionais de Bento Gonçalves. Exibindo casas de pedra e madeira da época da colonização italiana, o espaço conta com mais de dez pontos para visitação. Entre os mais procurados está a Casa do Tomate, onde você poderá experimentar – e até levar para casa! – molhos, geleias, sucos e muitos outros produtos feitos com o fruto. O ateliê do escultor João Bez Batti também é outra atração muito visitada por lá, além da Salumeria, ideal para a compra de embutidos e queijos, e o Parque da Ovelha, no qual você vivenciará o dia a dia de uma fazenda de ovinos. O espaço ainda oferece cafés coloniais, restaurantes com um cardápio de dar água na boca e muitas lojas de artesanato.
Roteiro Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves
Muita aventura e culinária italiana esperam por você na Rota Rural Encantos de Eulália. Comece o dia cheio de adrenalina e diversão no Parque Gaspar, que inclui paintball, arvorismo, tirolesa, escalada e outras atividades com muita ação, além, é claro, de uma paisagem espetacular. Na hora em que bater aquela fome, experimente as delícias da Casa Dequigiovanni, que serve carnes, massas e sopas, podendo ser harmonizados com vinhos, espumantes, grappa, limoncello e outras combinações saborosas. À noite, o estabelecimento ganha uma atração superespecial: um show com músicas italianas. Para desfrutar um pouco mais da gastronomia da região, o Recanto Flores e Sabores possui um cardápio tipicamente italiano, um ambiente acolhedor e um jardim repleto de flores e uvas. A loja Vinhos Toniolo & Vó Phinna Doces é o lugar ideal para você encher a mala de doces e vinhos que são produzidos pela região, como geleias, compotas, antepastos e conservas.
Vale do Rio das Antas – Bento Gonçalves | Crédito: Giordani Turismo
Abrigando cantinas, restaurantes, vinícolas, alambiques e uma paisagem de tirar o fôlego como cenário, o Vale do Rio das Antas é mais um daqueles passeios imperdíveis. Visite por lá as Vinícolas Salton e Cainelli, o Mirante da Ferradura, que proporciona uma vista impressionante de cartão-postal, o alambique Casa Bucco, aproveitando para fazer uma degustação de suas bebidas no final do tour e a Ponte dos Arcos, que leva o título de uma das maiores em arcos paralelos suspensos do mundo. Para fechar o passeio com chave de ouro, conheça o mirante Belvedere do Espigão e deslumbre-se um pouco mais com a beleza da região.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL