Caxias do Sul: delicie-se com as uvas e os vinhos gaúchos

Festa da Uva - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

Château Locave - Caxias do Sul | Crédito: Shutterstock

Château Locave – Caxias do Sul | Crédito: Shutterstock

Situada na Serra Gaúcha, próxima a destinos como Bento Gonçalves e Gramado, Caxias do Sul compartilha com suas vizinhas algumas características, incluindo a influência europeia e a cultura dos vinhos. A tradição da cultura da uva é fortíssima na região, que atrai turistas para suas vinícolas e festas temáticas, e também é fornecedora da bebida para todo o Brasil. Se você é fã de vinho, aposte em um roteiro pelo Rio Grande do Sul que inclua Caxias do Sul e as cidades em seu entorno, para aproveitar o melhor que a região tem a oferecer.

Festa da uva

Um dos símbolos do destino é a Festa da Uva. Que teve início em 1931 e, hoje, acontece em anos pares. Entre os meses de fevereiro e março. Em 2016, a festa chega a sua 30ª edição. E conta com uma programação que inclui shows, um desfile musical relembrando a história da cidade, apresentações de artistas locais, cursos gastronômicos e a tradicional eleição das rainhas e princesas do biênio. A Exposição de Uvas Premiadas reúne mais de 300 expositores trazendo variedades como Bordô, Isabel, Itália, Rubi e Niágara.  As frutas podem ser degustadas no Mirante de um dos pavilhões. Há sucos, vinhos e outros produtos derivados de uva à venda nos estandes da feira.

A rota da uva

Além da festa, também é possível seguir o caminho das uvas em dois diferentes roteiros turísticos. Claro, visitação às vinícolas e degustação dos produtos estão no itinerário dos roteiros. O Caminho da Colônia, que integra Caxias do Sul e Flores da Cunha, relembra a história dos imigrantes italianos e sua fata gastronomia. Destaque para a Praça Regional da Uva. Para a Igreja Nossa Senhora de Lourdes e para os restaurantes Sítio da Lagoa, Dona Adélia e Cantina Tonet. Já o passeio pelo Vale Trentino em no vinho mesmo seu foco. Neste roteiro você pode conhecer o Museu da Uva e do Vinho, e as vinícolas Silvestri, Don Giusepp, Casa Onzi, Bampi, Slomp e Perini.

Deixe um comentário