Caxias do Sul – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock
Paisagens verdes cortadas por pequenas cidades onde tradições brasileiras e europeias misturam-se para formar uma cultura única. Assim é o interior do Rio Grande do Sul. E especialmente, a Serra Gaúcha. Onde a influência de italianos e alemães passa não só pela deliciosa cultura do vinho, mas também pelos costumes e pela charmosa arquitetura. Se estiver pela região, vale a pena fazer um roteiro rápido para conhecer algumas destas cidades. E aproveitar o clima pacato para relaxar – cada uma delas guarda pequenas surpresas para quem quiser desvendar.
Paroquia Nossa Senhora de Caravaggio – Caxias do Sul | Crédito: Andreia Copini
É o caso de Caxias do Sul. Um destino bastante conhecido por sua Festa da Uva e por onde é possível fazer vários roteiros temáticos. Um destes passeios, que é ótima pedida para vivenciar os ares coloniais, é o distrito turístico de Ana Rech. Que fica ao norte da cidade. Rota de passagem de tropeiros, instalada entre bosques verdes, a vila mantém vivas tradições italianas. Como o dialeto vêneto, as construções típicas e, claro, a gastronomia farta. O local leva o nome da italiana Anna Maria Pauletti Rech. Que se instalou ali em 1877 e abriu uma pequena hospedagem, onde recebia os viajantes que estavam de passagem, encaminhando-se para Caxias.
Na vila, é possível visitar o monumento Epopeia Imigrante, uma obra composta por 15 grandes painéis que retratam a chegada e o cotidiano dos italianos na cidade; a Capelinha Nossa Senhora do Rosário; o Sítio Místico Caminho da Luz, onde acontecem retiros espirituais. E são feitas caminhadas por trilhas ou pelo labirinto do local; e a associação cultural Paisagens do Tempo, onde se pode apreciar o artesanato feito na vila e comprar alguns suvenires e produtos típicos.
Além disso, aproveite a grande variedade de restaurantes e cantinas, como o Castelo Chateau Lacave e o Barlavento, para experimentar especialidades como o pão feito no forno à lenha, cafés coloniais, além das massas. Há também lojinhas como a Norma Gil, que vendem doces caseiros, geleias, compotas e licores.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL